NotíciaPasse o mouse sobre a foto para ampliar ou clique para ver um tamanho ainda maior
25/11/2024
SERPRO 60 anos: Desvalorização da experiência
No boletim de 21 de outubro, primeira leitura, o SERPRO, em sua publicação diária, declara:
Prêmio SERPRO 60 Anos: uma homenagem às décadas de inovação e tecnologia dessa renomada instituição.
Entretanto, ficou claro que esta homenagem não se destinava a reconhecer o ser humano, ou seja, o empregado que dedicou uma parte significativa de sua vida à empresa.
A atual diretoria, que se apresenta como altruísta, em nenhum momento demonstrou respeito ou consideração por este colaborador, que, ao atingir os 70 anos, vai ser forçado a se demitir de forma abrupta, sem qualquer possibilidade de escolha.
Esse episódio ocorreu após uma série de palestras sobre temas como combate ao assédio, preconceitos, discriminações e até mesmo o próprio envelhecimento no ambiente de trabalho.
Fica evidente, neste contexto, a prática do ETARISMO.
Questiona-se: de maneira desumana, por que esses funcionários são levados a aceitar uma aposentadoria compulsória aos 70 anos, como se, ao atingir essa idade, sua experiência e contribuição se tornassem obsoletas? Segundo o próprio boletim, a justificativa seria a busca pela renovação de talentos. Assim, todo o aprendizado e conhecimento acumulado ao longo dos anos são descartados, como se não tivessem mais valor.
Onde ficam, então, os ensinamentos das palestras sobre a luta contra o preconceito? A hipocrisia parece tomar o lugar da verdadeira reflexão.
Trabalhadores: atentem-se para novas investidas nesse sentido, para que não sejam surpreendidos no futuro.