27/02/2009

No próximo sábado, 28 de fevereiro – Dia Internacional de Combate e Conscientização às Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), as centrais sindicais CUT, CTB, CGTB, Força Sindical, NCST e UGT fazem panfletagem e ato público na Boca Maldita, em Curitiba, a partir das 10h00. A intenção é denunciar à sociedade os maus causados pelas LER/DORT e pressionar os governantes a criarem políticas públicas de combate a essas doenças.

Na oportunidade, os militantes das centrais também convidarão a população para participar da Audiência Pública sobre prevenção às LER/DORT, que acontece no dia 03 de março (terça-feira), no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná (Alep), a partir das 10h00. A atividade é realizada pelas centrais, em parceria com a Comissão de Saúde da Alep e entidades dos movimentos sociais, e tem o objetivo de debater ações afirmativas contra essa enfermidade dos tempos modernos.

Sobre LER/DORT

As LER/DORT são doenças dos ossos, músculos e tendões que afetam principalmente o pescoço e os braços, levando a incapacidade temporária ou permanente. Suas principais causas são os movimentos repetitivos, postos de trabalho inadequados que levem o funcionário a permanecer em posturas forçadas, atividades de trabalho que exigem força, ferramentas inadequadas, ritmo de trabalho intenso, horas-extras excessivas, e a pressão das chefias por cada vez mais produção.
Cada vez mais os trabalhadores de vários setores são atingidos pelas LER/DORT. Apesar de serem conhecidas há mais de 100 anos, essas doenças são cada vez mais frequentes em função do advento dos equipamentos de informática e suas utilizações inadequadas, como postura errada, estresse e, sobretudo, o trabalho excessivo. Além disso, o trabalhador, quando adoecido por essas causas, enfrenta o descaso das empresas e do próprio Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) durante as perícias médicas. Logo, trata-se de um desafio para as organizações sindicais a busca da melhoria de vida do trabalhador, o que passa, necessariamente, pela melhoria do ambiente e condições de trabalho.

Fonte: CUT-PR