18/10/2024

ACT 2024/2025 do SERPRO assinado – só a luta nos garante e só a unidade nos fortalece

Ontem, dia 17 de outubro, a representação dos trabalhadores firmou o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025. Este documento é fruto de um processo árduo de negociação, e representa o que foi possível conquistar diante das circunstâncias. A assinatura do ACT reafirma o nosso compromisso contínuo com a defesa dos direitos e das condições de trabalho, sempre em busca de melhorias, ainda que enfrentemos resistências.

No que se refere ao Plano de Demissão Voluntária (PDV), conseguimos uma importante vitória ao garantir que os empregados não precisem desistir de ações trabalhistas já ajuizadas, preservando seus direitos mesmo com a adesão ao programa.

O tema do plano de saúde foi, sem dúvidas, uma das discussões mais acirradas. Ainda que a empresa tenha se mostrado resistente a avançar como gostaríamos, mantivemos a comissão paritária de saúde e garantimos que estudos sejam realizados antes dos reajustes anuais, estando garantido que haverá aumento na participação da empresa nesse benefício tão essencial.

Não menos importante, e fruto da nossa luta nessa Campanha, conseguimos que, os empregados/as que entraram até 15/10, mantivessem o quinquênio. Nossa luta e greve foi para que se esse direito fosse mantido para todas e todos, independentemente da data de ingresso nos quadros da empresa.

É importante reconhecer que, mesmo com essas conquistas, algumas demandas prioritárias não foram atendidas da forma que gostaríamos. Sabemos que há muito a ser feito, e é nesse espírito que ja buscamos articulação com outras categorias para construir uma frente ainda mais forte em busca de superarmos as limitações impostas nessa negociação e avançarmos na próxima Campanha Salarial.

Fenadados, SindppdRS, SindpdSC.