21/11/2011

ACT da Dataprev 2011/12 será definido em julgamento de Dissídio

A Campanha Salarial 2011/12 da Dataprev será decidida em julgamento de Dissídio Coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Como não houve acordo entre trabalhadores e empresa, a ministra Maria Cristina Peduzzi decidiu encerrar a Audiência de Conciliação e sortear o relator do dissídio. O ministro Fernando Eizo Ono será o relator do julgamento.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (18/11), durante a segunda parte da Audiência, que começou na segunda-feira (14/11), mas tinha sido interrompida à pedido dos trabalhadores e trabalhadoras para que pudessem avaliar a proposta de conciliação apresentada pela ministra Peduzzi.
Logo no início da Audiência nesta sexta-feira, a Fenadados apresentou o resultado das assembleias que julgou a proposta de conciliação: os trabalhadores e trabalhadoras rejeitaram a proposição. Também apresentaram contraproposta, feita com base na Pauta de Reivindicações 2011 e nas negociações realizadas entre Fenadados e Dataprev.

Contraproposta dos trabalhadores

- Reajuste no salário e no tíquete: 6,51% + 2% de ganho real;

- Adicional de atividade: 15% do módulo 1 do assistente; 15% do módulo 1 analista;

- Auxílio creche e educação: IPCA + PIB (reajuste do mínimo);

- criação da Comissão para tratar sobre o PCS;

- Dias parados: 50% abonado e 50% compensado;

- Manutenção das demais cláusulas do ACT vigente.

A Dataprev disse que não tinha capacidade de atender esta contraproposta, o que culminou no encerramento da Audiência de Conciliação e na definição do Julgamento do Dissidio Coletivo, que deve ocorrer no próximo dia 12/12.