08/01/2010

Banda Larga em discussão

O governo decidiu colocar as telecomunicações como prioridade para 2010. E o alvo definido foi o desenvolvimento de um Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A idéia é reunir R$ 75 bilhões em investimentos nas redes de telefonia até 2014 e levar banda larga de pelo menos 1 Mbps a todos os municípios brasileiros por preços acessíveis às populações de baixa renda, como forma de promover a inclusão digital.

O Plano Nacional de Banda Larga - que prevê os instrumentos regulatórios, tributários e uso dos ativos do governo - será apresentado ao presidente da República na segunda semana de fevereiro, antes do Carnaval, informou o coordenador de Inclusão Digital da Presidência da República, Cezar Alvarez.Para aprofundar as medidas de implementação do PNBL será criado um fórum público, com representação de diferentes segmentos da sociedade.
Para a FENADADOS, a notícia sobre a criação desse fórum está de acordo com uma tendência de democratização dos coletivos, sem a rigidez burocrática das audiências públicas e dos conselhos multipartites, por exemplo.Assim, a FENADADOS pretende incorporar-se ao fórum, no sentido de levar a sua contribuição e opinar na elaboração das políticas públicas para a Banda Larga.

Fonte: FENADADOS