04/10/2010

Beto Richa (PSDB) é o novo governador do Paraná, veja também os Senadores, Deputados Estaduais e Federais eleitos em todo o Brasil

Em uma disputa apertada, o candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, venceu as eleições neste domingo (3), já no primeiro turno. O tucano derrotou seu principal adversário, Osmar Dias (PDT).

"Vou fazer um governo indutor do desenvolvimento e, por isso, minha equipe tem metas a cumprir, vou escolher a dedo os secretários", afirmou o governador eleito.
Richa também prometeu ter um bom relacionamento com os senadores eleitos, Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB), ambos da coligação adversária.
Já Dias não deve conversar com a imprensa neste domingo e não há previsão de quando o candidato fará algum pronunciamento. A única manifestação dele aconteceu por volta das 19h, pelo Twitter: “Agradeço a todos que trabalharam na nossa campanha, a todos que confiaram no nosso projeto, que com garra e entusiasmo acreditaram em nós”.
O provável vencedor das eleições no Estado era uma incógnita até a contagem final dos votos, diante da impugnação de pelo menos dez pesquisas de intenção de voto nas duas últimas semanas de campanha, algumas delas solicitadas pelo próprio PSDB.
Apesar de a disputa ao governo do Estado ter sido acirrada até o fim, Richa conseguiu a vitória no primeiro turno, assim como ocorreu nas eleições de 2008, quando foi reeleito prefeito de Curitiba.
Depois de dois mandatos como deputado estadual, um como vice-prefeito de Curitiba e quase cinco anos e meio no comando da administração da capital paranaense, o tucano assume o cargo que foi de seu pai, José Richa, entre 1983 e 1986. Durante a campanha, o ex-governador foi citado diversas vezes por seu filho como principal referência na vida pública.