20/08/2006

Brasil lança programa de qualificação de software...

Um grupo de 350 trabalhadores serão inicialmente beneficiados com o Plano Setorial de Qualificação de Software (Planseq) que o ministro do trabalho e emprego, Luiz Marinho, lançou nesta quarta-feira (16/08), em Curitiba, durante o lançamento do Centro Global de Tecnologia (GLT) do HSBC no Brasil.
O curso, que começará em setembro e terá 400hs de duração, segue uma tendência do governo de investir em planos setoriais, por avaliar eficientes na garantia de inserção do profissional no mercado de trabalho. O programa dará prioridade aos jovens, porque é o segmento que tem mais dificuldade em se colocar no mercado.
De acordo com o ministro Marinho, seu ministério repassou recursos de 400 mil reais provenientes do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para a execução do programa no Paraná. Em todo o País, serão investidos 1 milhão de reais no Planseq Software. No caso do treinamento para o HSBC, as verbas foram repassadas ao SENAI paranaense e para Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), que gerenciarão os recursos.
Segundo Jacques Depocas, CEO do GLT no Brasil, os cursos de nível técnico contemplarão tanto as formações específicas em TI como as linguagens Java e Cobol, como também o ensino do idioma inglês. "Além da qualificação técnica, que é fundamental, como os clientes do GLT estarão em todo o mundo, a língua oficial do nosso time é a língua inglesa", reforça o executivo.
O ministério do Trabalho divulgou ainda que o Planseq deve formar 46 mil trabalhadores este ano em todo o País, com as especialidades de cada região.