17/02/2013

Campanha Salarial 2013/2014

Será realizada de 20 a 25 de março de 2013 na cidade de Fortaleza (CE) a Plenária Nacional de Campanha Salarial 2013/2014 dos Trabalhadores/as do Serpro, Dataprev, Datamec, Cobra Tecnologia e em Empresas Particulares, Estaduais e Municipais. O local exato será divulgado em breve.

É importante explicar que o dia 20/3/13 é para a chegada das delegações e o 25/3/13 para a partida.

Fique ligado no cronograma da Plenária Nacional, e participe da campanha salarial apresentando sugestões para as Pautas de Reivindicações 2013/2014. Procure o sindicato do seu estado e se informe como participar.

Pautas de reivindicações

A Diretoria Executiva da Fenadados apresentará até 25/1/13 as pré-pautas de reivindicações – cada empresa terá a sua – para que sejam objeto de debate junto à categoria profissional em assembleias estaduais. A pré-pauta da Dataprev constará apenas reivindicações econômicas, em decorrência da vigência das cláusulas normativas e obrigacionais de quatro anos, fixadas na sentença normativa do Dissídio Coletivo (2011).

Os sindicatos filiados devem realizar assembleias extraordinárias para discutir as pré-pautas nas seguintes datas:

Serpro – 4/2/2013

Dataprev – 5/2/2013

Empresas Particulares
– 6/2/2013

Empresas Estaduais e Municipais – 6/2/2013

Datamec – 7/2/2013

Cobra Tecnologia – até 6/3/2013 (a data poderá ser alterada em decorrência do encerramento da campanha salarial)

As entidades que não obedecerem rigorosamente o calendário acima não poderão: indicar delegados/as e observadores/as para a Plenária Nacional; e encaminhar propostas de alterações às pautas de reivindicações.

Resultado das assembleias extraordinárias

As deliberações das assembleias realizadas para discutir as pré-pautas de reivindicações devem ser encaminhadas para a Fenadados nas seguintes datas:

Serpro – 5/2/2013

Dataprev – 6/2/2013

Datamec – 7/2/2013

Cobra Tecnologia – 6/3/2013 (podendo sofrer alteração em decorrência do encerramento da Campanha Salarial).

Empresas Particulares – até 6/3/2013

Empresas Estaduais e Municipais – até 6/3/2013

As propostas de alterações, inclusões ou exclusões oriundas das assembleias realizadas deverão ser encaminhadas por e-mail (fenadados@fenadados.org.br) através do formulário de emendas, devidamente preenchido, no formato ‘.doc’ ou ‘.rtf’.

Não será aceita apresentação de proposição à pauta de reivindicações durante a plenária. As proposições que não chegarem até as datas estipuladas acima, não serão discutidas na Plenária.

Eleição de delegados/as

A data limite para realização das assembleias para eleição dos delegados e das delegadas que irão participar da Plenária é 6/3/2013. As assembleias são obrigatórias e também deverão eleger o respectivo suplente dos delegados/as eleitos.

A entidade filiada deverá encaminhar para Fenadados a cópia de edital publicado no jornal convocando a assembleia geral para eleger os delegados/as. O envio deve ser feito no mesmo dia em que ocorrer a publicação.

O número de delegados/as representantes de base eleitos deve ser de acordo com o tamanho da base:

SERPRO-DATAPREV-COBRA-DATAMEC
- Até 1000 sindicalizados por empresa – um (1) Delegado/a;

- Acima de 1000 sindicalizados por empresa – dois (2) delegados/as:
a) Os membros da Executiva da Federação, conforme Estatuto;

b) Um (1) delegado/a de Diretoria para cada empresa eleito/a em reunião de diretoria do sindicato filiado à Fenadados;

PARTICULARES
- Dois (2) delegados/as de base eleitos (as) para representar os/as trabalhadores/as em empresas prestadoras/particulares:
a) Os membros da Diretoria Executiva da Fenadados;

b) Um (1) delegado/a de Diretoria eleito/a em reunião de diretoria do sindicato filiado à Fenadados;

ESTADUAIS E MUNICIPAIS
- Um (1) delegado/a de base eleito/a para representar os/as trabalhadores/as em empresas estaduais;

- Um (1) delegado/a de base eleito/a para representar os/as trabalhadores/as em empresas municipais:
a) Os membros da diretoria Executiva da Fenadados;

Instâncias para convocar assembleias

- Sindicatos filiados à Fenadados;

- Oposições reconhecidas pela CUT e/ou Fenadados;

- Diretamente pela Fenadados (a convocação se dará somente nas bases inorganizadas)

Delegados/as natos/as da Plenária Nacional de Campanha 2013/2014

a) Executiva da Federação,

b) Os membros da Executiva Nacional da CUT que sejam da base da Federação.

Observadores

As entidades sindicais poderão indicar observadores para participar da Plenária. A quantidade de observadores não poderá ser maior do que o quantitativo de delegados/as que o estado tem direito.

Quota de gênero

As delegações de cada entidade sindical deverão cumprir os 30% de quota de gênero.

Inscrições das delegações

As inscrições das delegações deverão ser realizadas até 7/3/2013. Para isso, é necessário o envio da ficha de inscrição, devidamente preenchida, para a Fenadados através de e-mail, em formato ‘.doc’ ou ‘.rtf’.

Taxa de inscrição

As despesas para participação na Plenária serão na forma de rateio.

O deslocamento será por conta de cada entidade (passagem aérea ou terrestre).

O valor da taxa de inscrição será divulgado, após o recebimento das inscrições das delegações, no dia 8/3/2013. O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até o dia 11/3/2013.