Notícia

29/10/2008

Celepar apresentará 28 palestras na Latinoware

De um total de mais de 100 palestras, mini-cursos, mesas redondas e reuniões de comunidades que acontecerão na V Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2008), 28 atividades serão apresentadas pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), a empresa pública responsável pela execução da política de tecnologia da informação e comunicação do governo do Paraná.

De um total de mais de 100 palestras, mini-cursos, mesas redondas e reuniões de comunidades que acontecerão na V Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2008), 28 atividades serão apresentadas pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), a empresa pública responsável pela execução da política de tecnologia da informação e comunicação do governo do Paraná.

A Latinoware será aberta nesta quinta-feira (no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), localizado dentro da maior usina hidrelétrica em volume de água do mundo, em Foz do Iguaçu, com encerramento no sábado (1º). São esperadas para o evento mais de 3 mil pessoas, entre estudantes, profissionais e especialistas da área. O principal objetivo é a apresentação e discussão de temas relacionados à tecnologia da informação e comunicação baseados nos programas de computador de código aberto. A promoção é do PTI, Celepar e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Entre as soluções que serão apresentadas pelos técnicos e diretores da Celepar, destacam-se as palestras sobre os sistemas desenvolvidos para as áreas da saúde e segurança pública. No primeiro caso, os analistas Geancarlo Rissatto e Edson Chitz apresentarão as soluções de Gestão de Assistência de Saúde do Sistema Único de Saúde (GSUS), implantado no início de agosto no Hospital de Reabilitação do Paraná; Farmácia Especial (Sisfarm), responsável pelo gerenciamento dos processos de atendimento aos usuários dos programas de assistência farmacêutica, implantado nas 22 Regionais da Secretaria da Saúde e o sistema de controle do uso e dispensação de medicamentos especiais, que permite o acompanhamento de todos os processos e a atuação do Estado diante das prescrições.

Os sistemas feitos para a área da segurança serão apresentados pelo analista Leonardo Silva Moraes. São eles: Boletim de Ocorrências Unificado (BOU), alerta sobre furtos de veículos, registro policial e emissão de RG. A Latinoware será palco do Encontro Nacional dos Desenvolvedores de Sistemas da Saúde e da Segurança, para avaliação de soluções desenvolvidas e ou em fase de prospecção.

Outras palestras – Os técnicos da Celepar apresentarão, ainda, as seguintes palestras: Central de Viagens (Rodrigo Antunes), Consulta Online do Diário Oficial (Guilherme Eduardo Martins Mendes), Gestão Operacional de Datacenter em Software Livre (Yuri Damasceno Schultz), Gerenciamento da Rede da Celepar com Software Livre - monitoração de redes remotas e ativas de rede Lan utilizando Cacti e Nagios (Emmanuel Valim de Freitas), Expresso (correio eletrônico, catálogo, agenda, gerenciador de tarefas e de mensagem instantânea (Nilton Emilio Bührer Neto), Encontro da Comunidade Expresso (Nilton Emilio Bührer Neto), Workflow do Expresso – Desenvolvimento do Fluxo de Trabalho (Sidnei Augusto Drovetto Júnior), Como Implementar Segurança com Software Livre (Tarso Dutra B. de Queiroz), Governança de Tecnologia da Informação: conceitos, modelos e sua aplicação com software livre no Governo do Estado do Paraná (Fabiano Augusto Parizotto Mormul), Migração e Distribuição de Software Livre no Governo do Paraná (Fellipe Medeiros Veiga), ODF (Open Document Fprmat) – Normas e Leis – Case Governo do Paraná (Vitório Yoshinori Furusho), Escola de Governo – Ações do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação-CDTC no Paraná (Vitório Yoshinori Furusho), Como usar o Inkscape (Walter Alfredo P. Martins), XOOPS – Desenvolvimento de portais com alta produtividade (Jeferson Pereira da Costa e Alexandre Augusto Amaral), Multiterminais e Rede Paraná Digital (Peter Andreas Entschev), Sistema Estadual de Registro Escolar-SERE (Cassiano Ricardo Kaiss), Mesa Reonda sobre Inclusão Digital - Mudando a América Latina com Software Livre (Holiwod Borges Alves Ribeiro), Uso do PostgreSQL no Governo do Paraná (Francisco Summa Neto), experiência do Governo do Paraná no desenvolvimento, uso e compartilhamento de soluções em software livre (Claudio Crosseti Dutra), GIMP – editor de imagens (Jônathas Mikosz de Moura), Acessibilidade Web (Guilherme Paim Mendes), mesa redonda sobre as ações concretas para o desenvolvimento nos municípios brasileiros (Vitório Yoshinori Furusho), adesão dos municípios ao Protocolo de Brasília sobre ODF (Vitório Yoshinori Furusho). O assessor de Assuntos Institucionais da Celepar, Julian Carlo Fagotti representa a Celepar e o Governo do Estado na organização do evento.

Atrações – A Latinoware também será palco da II Olimpíada de Algoritmo Hosnet, que reúne estudantes do ensino técnico do Brasil, com o objetivo de motivar a formação de profissionais qualificados para suprir as necessidades do mercado de programação e de tecnologia da informação.
Durante o Latinoware acontecerá a II Olimpíada Latino-Americana de Robótica Livre, dividida nos níveis básico e avançado. Na Olimpíada Básica, os participantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento e programação de hardwares livres. Já, a Olimpíada Avançada, será voltada aos usuários que já possuem conhecimento na área e estão aptos a realizar projetos mais complexos. Com o objetivo de estimular a troca de informações entre os participantes e a colaboração na construção dos projetos, as duas olimpíadas serão realizadas no mesmo ambiente.
O evento também reunirá vários palestrantes de renome internacional entre as comunidades de usuários e de desenvolvedores de software livre, como Timothy Ney, co-fundador do Linux Greenhouse, que fomenta a inovação colaborativa nos setores público e privado, conselheiro dos governos do Brasil, Chile, Coréia e Espanha em estratégia de TI; Sulamita Garcia, gerente de comunidade e estrategista open source para América Latina da Intel; John "Maddog" Hall, fundador do Open Source internacional, desde 1995 é diretor-presidente da Linux International; Kristian Kielhofner, co-fundador da Star2Star Communications e criador da primeira arquitetura de telefonia IP end-to-end totalmente integrada do mundo; Fernanda G. Weiden, administradora de sistemas Unix para o Google, na Suíça.

Fonte: CELEPAR

Ver arquivo de notícias

  • Sindicato dos Trabalhadores em Informática & Tecnologia da Informação do Paraná
  • Rua Deputado Mário de Barros, 924 | Juvevê | CEP 80530 280 | Curitiba | Paraná
  • Horário de Atendimento | Segunda à Sexta | 09:00 às 12:00 | 14:00 às 18:00
  • Fone: 41 3254 8330 | Fax: 41 3254 8308 | Mapa do Endereço

1024x768 | Mozilla | IE7 | MSWI :: Soluções Web Inteligentes