06/08/2006

CELEPAR e SERPRO trocam experiência sobre Software Livre...

As soluções em software livre desenvolvidas pela Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) e pelo Serviço de Processamento de Dados (SERPRO), serão apresentadas durante reunião de trabalho  de diretores e técnicos das duas empresas públicas no próximo dia 10, quinta-feira, em Curitiba. A CELEPAR é a empresa responsável pela execução da política de informática e desenvolvimento de soluções tecnológicas no âmbito da administração pública estadual e o SERPRO realiza os serviços similares para o Governo Federal. No caso da CELEPAR, a opção pelos programas de computador de código aberto faz parte das estratégias de governo. Da mesma forma, o SERPRO também possui inúmeras soluções desenvolvidas em software livre.
A reunião será aberta pela manhã com exposições do diretor nacional do SERPRO, Sérgio Rosa, e do presidente da CELEPAR, Marcos Mazoni, sobre o uso e desenvolvimento do software livre nos governos federal e estadual. À tarde, técnicos das duas empresas apresentarão as soluções livres de correio eletrônico, agenda, catálogo e gerenciador de fluxo de trabalho, no caso da CELEPAR o sistema Expresso, e do SERPRO, o sistema Carteiro e os aplicativos para geração e administração de portais web ZOPE e XOOPS. Haverá também uma exposição sobre o banco de dados PostGre, utilizado com sucesso pela CELEPAR em seus sistemas de informação e comunicação e sobre o acesso de usuários aos sistemas do SERPRO.

A expectativa dos organizadores é que o encontro avance para uma futura parceria entre as duas empresas para o compartilhamento de soluções. Segundo o presidente da CELEPAR, Marcos Mazoni, a troca de experiências entre governos é fundamental para o desenvolvimento do software livre. “A cooperação está na base de todos os empreendimentos realizados com software livre, cuja comunidade de desenvolvedores está espalhada por todo o mundo garantindo produtos de alta qualidade e segurança”. Como exemplo ela cita o sistema Expresso, desenvolvido pela CELEPAR, que somente no Governo do Paraná já chegou a 60 mil contas e que está em vias de ser adotado pelos governos de São Paulo e Sergipe. A Caixa Econômica Federal é outra instituição interessada nessa solução.

Serviço:

Evento: Mostra de Soluções em Software Livre

Data: 10 de Agosto de 2006 (Quinta-Feira)

Local: Auditório do SERPRO Curitiba (Rua Carlos Pioli, 133 – Centro Cívico)

Programação:

10 às 12h: Abertura (Sérgio Rosa, diretor do SERPRO e Marcos Mazoni, presidente da CELEPAR)

14h30 às 15:30: Correio eletrônico - Carteiro (SERPRO) e Expresso (CELEPAR)

15h30 às 16h: Banco de Dados PostGre (CELEPAR)

16h às 17h30: Gerador de Portais XOOPS (CELEPAR) e ZOPE (SERPRO)

17h30 às 18h: Acessibilidade (SERPRO).

Serviço:

Evento: Mostra de Soluções em Software Livre

Data: 10 de Agosto de 2006 (Quinta-Feira)

Local: Auditório do SERPRO Curitiba (Rua Carlos Pioli, 133 – Centro Cívico)

Programação:

14h30 às 15:30: Correio eletrônico - Carteiro (SERPRO) e Expresso (CELEPAR)

15h30 às 16h: Banco de Dados PostGre (CELEPAR)

16h às 17h30: Gerador de Portais XOOPS (CELEPAR) e ZOPE (SERPRO)

17h30 às 18h: Acessibilidade (SERPRO).