19/06/2014

CELEPAR: Fim da greve!!

Alcançamos mais uma vitória dos(as) trabalhadores(as) da Celepar. Estamos encerrando a greve e saindo com a cabeça erguida de um processo de mobilização que provocou mudanças na proposta original da empresa. Fez com que a direção da Celepar voltasse atrás na sua intransigência em negociar com a categoria e mais uma vez propiciou a demonstração de força e de representatividade.

Os(as) trabalhadores(as) detém todo o mérito do avanço nessa caminhada. Participaram ativamente das tomadas de decisão e, quando necessário, cruzaram os braços em um movimento pacífico e justo de reivindicação. Na Capital e no interior, todos tiveram vez e voto, emitiram sugestões e acompanharam atenciosamente cada passo da campanha, cada informação nova e cada momento de definições. Vamos continuar percorrendo as Regionais do estado para levar todas as informações que continuarão o fortalecimento e amadurecimento da nossa representação.
Por isso que a omissão daqueles(as) que optaram por não aderir à greve e se acomodaram na passividade precisa ser encarada e refletida dentro de um processo educativo de avaliação acerca do impacto disso no sucesso ou insucesso de uma caminhada que é de todos. Porque quando o movimento é bem sucedido, todos(as) são beneficiados(as) por suas conquistas, defendidas no embate sindical e trabalhista por aqueles(as) colegas que tiveram a coragem, o compromisso e a responsabilidade de lutar uma luta pelo bem de todos(as), por benefícios coletivos e não por interesses pessoais. Mas até isso sinaliza para o Sindicato a necessidade de investir mais na formação da categoria.
Vale destacar que muito nos entristeceu e indignou os excessos da diretoria da Celepar em dispor de grande aparato policial, incompatível com a manifestação pacífica e justa dos(as) trabalhadores(as) por seus direitos e por condições dignas de trabalho. A ostentação e também banalização das atribuições do policiamento estadual , que foi colocado a serviço da repressão dos trabalhadores(as) em greve, se configurou em um ato abusivo, que nos indigna e envergonha, enquanto cidadãos(ãs), enquanto contribuintes e trabalhadores(as) que somos.
Com tantas necessidades policiais e demandas de segurança pública que existem numa metrópole como Curitiba, deslocar serviços especializados para reprimir greve e movimento social pacífico chega a ser um atentado contra as liberdades individuais e coletivas. Não é de se estranhar que a administração da Celepar, que todos os dias dá exemplos de conservadorismo, intolerância, retrocesso e intransigência, encare como um grande perigo à sociedade as pessoas legitimamente reivindicarem seus direitos e melhorias nas suas condições de vida e de trabalho.
O SINDPD-PR vai seguir lutando e defendendo os interesses de todos. Sem se intimidar e sem relutar. Agradecemos a todos(as) que ajudaram a fazer dessa mobilização mais uma caminhada vitoriosa e a fortalecer a representação da categoria. Mais uma vez, a união demonstrou que a força dos(as) trabalhadores(as) da Celepar é geradora de benefícios e de grandes conquistas. Vamos adiante!