29/07/2015

Cobra: Representação dos Trabalhadores (as) se reune para discutir pendências

Nos dias 23 e 24/07, a representação dos trabalhadores (as) da Cobra realizou reunião com a empresa para discutir uma série de assuntos de interesse da categoria:

1) PLR 2015

2) Escala 12x36

3) Previdência complementar

4) Ponto eletrônico

5) Tabela de manutenção da PMUVP

6) Vale cultura

7) Periculosidade.

PLR - A Cobra apresentou os resultados dos indicadores do Programa PLR 2015 até o mês de junho de 2015 e a projeção para o ano. A Representação dos Trabalhadores (as) solicitou que sejam enviados os resultados dos indicadores de forma detalhada do primeiro semestre.

Escala 12x36 - A Representação dos Trabalhadores (as) receberam a minuta da proposta que será encaminhada para o Jurídico da federação para análise e posicionamento posterior à empresa sobre a possibilidade ou não de negociação. A Cobra alega que a mudança é necessária para substituição de mão-de-obra terceirizada por trabalhadores do quadro próprio em escala 12x36.

Previdência complementar - A empresa comunicou que o processo se encontra em análise na PREVIC e a Representação dos Trabalhadores solicitou que toda documentação seja entregue, já que nem todas as etapas foram tratadas na comissão paritária.

Ponto eletrônico – A Representação dos Trabalhadores recebe minuta de proposta de Acordo do Sistema Alternativo Eletrônico de Jornada de Trabalho para análise do seu Jurídico e após analise irá se posicionar sobre a referida questão informando a empresa se haverá ou não negociação considerando o que for melhor para os trabalhadores (as).

Tabela de Manutenção da PMUVP - A Representação dos Trabalhadores  (as) entende que mesmo com todas as argumentações apresentadas pela empresa, o valor hoje praticado não atende os trabalhadores (as) uma vez não atendendo, há possibilidade de devolução do cartão e retirada da utilização do veículo.

A Representação dos trabalhadores (as) lembra ainda, que havendo a devolução, os trabalhadores não poderão ser punidos com perdas de comissionamento, má avaliação de desempenho dentre outros e nem assediados com ameaças de demissão, aplicação de advertência, dentre outros, como ocorre hoje.

Vale cultura – A Representação dos Trabalhadores (as) entende que o ACT 2014/2015 deve ser cumprido e que independente do posicionamento do MEC a empresa tem meios para que o mesmo seja efetivado na integra, ou seja, com retroatividade a outubro/2014.

Periculosidade - A Representação dos Trabalhadores apresenta vários fatos que comprovam o risco na execução das atividades pelos trabalhadores (as). Com exemplos contundentes, novamente busca junto a empresa que ela não apenas revise os estudos, mas que  trata a questão com seriedade, ainda a Representação dos trabalhadores (as) reapresenta a proposta de fazer o estudo em conjunto, inclusive com mais de uma instituição para emissão de laudo técnico como por exemplo FUNDACENTRO.

Fonte: FENADADOS