27/06/2014

Cobra segue enrolando os trabalhadores (as)

Na última semana, a representação dos/as trabalhadores/as da Cobra Tecnologia se reuniu duas vezes com a direção da empresa, a fim de solucionar as pendências há duas campanhas salariais. Infelizmente, apesar das duas mesas – uma no dia 16/6 e outra no dia 20/6 – a empresa não teve a competência de apresentar propostas. Por isso, no esforço de buscar um acordo que beneficie aos/às trabalhadores/as, ficou agendada nova negociação no dia 30/6, nas dependências da Cobra, no Rio de Janeiro. Neste dia, é imprescindível que todas as entidades filiadas realizem atos/manifestações durante a reunião com a empresa. Temos que demonstrar nossa união e força e mostrar para a empresa que estamos dispostos a cumprir a deliberação da Plenária Nacional de Campanha Salarial 2014/2015: iniciar as negociações do ACT 2014/2015 em GREVE!!!

Histórico das negociações com a Cobra Tecnologia

Em decorrência das duas últimas campanhas salariais dos/as trabalhadores/as da Cobra Tecnologia, foram instituídas comissões paritárias com o objetivo de construção conjunta – Fenadados/Trabalhadores e Cobra Tecnologia – de proposições para temas relevantes, como Plano de Cargos Carreiras e Salários – PCCS, Periculosidade, Insalubridade e Penosidade – PIP, Parcela Mensal para Utilização de Veículo Próprio – PMUVP e Previdência Complementar.

Na Plenária Nacional de Campanha Salarial 2014/2015, ficou deliberada a saída dos representantes dos trabalhadores das comissões paritárias PMUVP, PIP e PCCS, uma vez que a empresa não estava atuando de forma transparente e a construção das propostas não se dava de forma paritária. É preciso destacar que a Comissão Paritária de PMUV sequer chegou a ser constituída.

Além disso, na plenária deste ano, também ficou deliberado que a Campanha Salarial 2014/2015 poderia ser iniciada com Greve, caso estas pendências não estejam solucionadas.

Com a saída da representação dos/as trabalhadores/as das comissões paritárias, a solução para as pendências ficou sob total responsabilidade da empresa, ou seja, a diretoria da Cobra Tecnologia passou então a ter de fato a responsabilidade. Enquanto permanecemos nas comissões, a empresa dizia para TRABALHADORES que as tratativas estavam em andamento, mas a verdade era outra: a empresa estava elaborando unilateralmente suas propostas e querendo utilizar os/as trabalhadores/as para chancela-las sem ter conhecimento do conteúdo.

PLR

Os/as trabalhadores/as aprovaram, pela maioria das assembleias, que a forma de distribuição seria linear e a retirada da meta que considerava trabalho executado por trabalhadores terceirizados. A Empresa concordou em retirar este item da meta e manter a proposta de distribuição de 80% fixo e 20% linear.