13/09/2011

Cobra Tecnologia promove retrocesso negocial

A Cobra Tecnologia não demonstrou, na 4ª mesa de negociação, pré-disposição em avançar nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/12 (ACT). Até agora, a empresa não acatou uma cláusula sequer que trouxesse melhorias para os trabalhadores e trabalhadoras. A 4ª rodada foi realizada nesta quinta-feira (1ª/9) na sede da empresa no Rio de Janeiro.

Na reunião de hoje (1º/9), a Cobra Tecnologia chegou a retroceder em relação a uma cláusula que já havia acatado em mesa anterior. “A representação dos trabalhadores não identificou avanços na proposta apresentada pela empresa e entende que houve retrocesso no processo negocial, pois a empresa não está reconhecendo o pleito dos trabalhadores”, destacou a Coordenação de Campanha Salarial da Cobra Tecnologia durante a 4ª mesa.
A empresa ainda tentou colocar na conta dos trabalhadores e trabalhadoras a fatura da crise mundial, ao justificar que esta é a razão para não apresentar proposta de reajuste salarial com ganhos reais.

“A representação dos trabalhadores não acata a justificativa de que a crise mundial seja a principal causa para não avançar nas negociações, menos ainda a transferência das consequências da crise para os trabalhadores. Sabemos que a empresa esta com inúmeros contratos novos junto ao Banco do Brasil e entendemos que o aumento no número de DAS e cedidos do Banco do Brasil é o maior agravante para a negativa de ampliação dos direitos aos trabalhadores e trabalhadoras da Cobra Tecnologia.”, foi registrado na ata da rodada de negociação.

Confira a ata da 4ª mesa da Cobra Tecnologia.