30/08/2012

Cobra: trabalhadores entregam Pauta 2012/2013

Na ultima quinta-feira (30), a representação dos trabalhadores e trabalhadoras da Cobra Tecnologia entregou para a direção da empresa a Pauta de Reivindicações 2012/2013. Também assinou o Pré-Acordo Coletivo de Trabalho, que assegura a manutenção da data-base em 1º de outubro e mantém o acordo atual vigente até que se assine um novo.

Pendências

Na quarta-feira (29), a representação cobrou da empresa resposta para as questões pendentes, como PLR, PCCS, pagamento do passivo do DTR e transporte alternativo para os funcionários do Rio de Janeiro. Infelizmente, a empresa não demonstrou muito interesse em resolver esses problemas.

Era fundamental ter solucionado todas estas pendências antes do início das negociações salariais, mas a Cobra Tecnologia não está preocupada com em fornecer um ambiente de trabalho adequado e nem com o bem-estar de sua equipe.

PLR 2011 – Em relação ao Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2011, a Cobra diz que não atingiu o conjunto de metas estabelecido no programa e, por isso, não haverá distribuição da participação dos lucros e resultados. É importante lembrar que a empresa não divulgou as metas para a classe trabalhadora e muito menos o acompanhamento dessas metas. Portanto, houve falha de comunicação e não é justo que os trabalhadores paguem esta conta sozinhos. A representação propôs alternativas para solucionar o pagamento da PLR 2011, mas a Cobra foi enfática em não negociar este ponto.

Em relação a PLR 2012, a empresa afirmou que está concluindo a apuração de junho e julho de 2012, e assim que possível divulgará o resultado para os trabalhadores e negociará um calendário de divulgação. A representação dos trabalhadores reivindicou que os resultados sejam apresentados trinta dias após o fechamento do balanço mensal.

Passivo de Pagamento do DTR – A representação dos trabalhadores cobrou o estabelecimento de prazo limite para a empresa analisar os pedidos administrativos relacionados aos passivos de pagamento do DRT. A empresa se comprometeu em se pronunciar em até 20 dias.

Anuênio – Os trabalhadores e trabalhadoras solicitaram a imediata conversão dos valores pagos a titulo de Anuênio, e que a Empresa cumprisse a Resolução 9 do DEST. Reforçou ainda que a Cobra Tecnologia faz interpretação equivocada da Resolução. A Cobra se negou a acrescentar este benefício, bem como promover qualquer alteração na forma de concessão.

Plano de saúde – A Representação dos trabalhadores cobrou posicionamento da Cobra Tecnologia em relação aos tópicos: antecipação do valor a ser reembolsado pela prestadora de serviços de saúde, que estaria levando cerca de 1 mês para esse reembolso; e aumento no leque de isenções no plano de saúde para quem recebe até R$ 1 mil. Também apontou falhas nos serviços de saúde prestados pela operadora contratada, e solicitou sua imediata notificação.

A empresa disse que estes itens não fazem parte da pauta de pendências e as solicitações serão tratadas no novo ACT.

Quadro de funcionários DAS x cedidos do BB – Os trabalhadores e trabalhadoras reiteraram pedido de informação em relação à quantidade de funcionários DAS, destacando que o assunto é sensível ao quadro de funcionários, que deseja o reconhecimento e oportunidades de ascensão. Apesar da Cobra afirmar que só divulgará aquilo que estiver definido na Lei de Acesso à Informação, o que incluiria informações sobre o DAS, a empresa se negou a repassar estes dados aos trabalhadores.

Transporte alternativo – Os trabalhadores e trabalhadoras do Rio de Janeiro solicitaram o estabelecimento de transporte alternativo para a equipe, uma vez que a capital carioca passa por várias obras de infraestrutura – dado os megaeventos programados – que dificultam o acesso às dependências da empresa. A Cobra também negou este pleito.