28/02/2011

Começa as negociações da PPLR 2011

Está marcada para esta quarta-feira (2/3), às 10h, no Rio de Janeiro, a primeira reunião para tratar do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR) 2011 da Dataprev. Nesta mesa, representam os trabalhadores e trabalhadoras os diretores de Imprensa, Célio Stemback; de Meio Ambiente, Socorro Lago; e Américo Morim, membro do Conselho Fiscal.

A reunião foi agenda a pedido da Federação, que quer antecipar as negociações do PPLR 2011. Com isso, a Fenadados espera fechar o acordo do PPLR 2011 dentro do prazo determinado pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A entrega da proposta deve ser feita até final de março.

Não acordo em 2010

Tanta preocupação da Fenadados em fechar logo o acordo de 2011 é para garantir que o DEST receba dentro do prazo a proposta aprovada pelos trabalhadores. No ano passado, o acordo do PPLR 2010 aprovado pelos trabalhadores foi indeferido pelo DEST porque foi apresentado para o órgão fora do prazo.
Em março de 2010, mesmo com a negativa dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, a Dataprev encaminhou unilateralmente ao DEST a proposta de pagamento da PPLR 2010, na proporção de 70% fixo e 30% variável com a aplicação do SAF. Segundo a empresa, o encaminhamento era para garantir o processo.
No final de agosto, a Dataprev convocou a representação dos trabalhadores para negociar o PPLR 2010, e apresentou a proposta de 100% linear com a aplicação do SAF. Na ocasião, informou que tal proposta seria encaminha aos órgãos de controle após aprovação dos trabalhadores, ou seja, iria para o DEST.
Em novembro, a representação dos trabalhadores informou a Dataprev que os empregados e empregadas tinham aprovado a proposta de 100% linear mais a aplicação do SAF para a PPLR 2010.
Em janeiro de 2011, a empresa encaminhou para a Fenadados ofício informando a decisão final do DEST. Como o DEST não aprovou a alteração da proposta apresentada unilateralmente pela Dataprev em março, a representação dos trabalhadores não pode assinar o acordo de PPLR, pois estava abaixo do aprovado nas assembléias dos trabalhadores.