22/10/2012

Conquistado aumento real para os (as) trabalhadores (as) da Dataprev

A Fenadados e as entidades filiadas participaram no dia de hoje, 17/10/2012, às 10:30, de audiência de conciliação referente ao dissídio coletivo de natureza econômica impetrado em desfavor da Dataprev, no Tribunal Superior do Trabalho - TST.

A deliberação de impetrar o dissídio coletivo foi tomada a partir da decisão da maioria das assembleias estaduais e referendada em reunião extraordinária do Conselho Diretor da Fenadados. É necessário ratificar que a ida ao TST só se deu após a diretoria da Dataprev em uma atitude anti sindical romper as negociações no mês de julho/2012, com registro em Ata de reunião.

A Fenadados fundamentada em todos os dados financeiros e econômicos publicados pela empresa e pela mídia especializada, utilizou na audiência a análise elaborada pelo Dieese que concluía da possibilidade da empresa conceder aumento real aos trabalhadores(as), sem que isso comprometesse sua saúde financeira.

Os argumentos da representação dos(as) trabalhadores(as) foram fundamentais para o desfecho da audiência, pois a partir desta defesa a Dataprev não teve como contra argumentar perante a Ministra, Cristina Peduzzi.

O resultado positivo é que as conquistas de índices serão aplicados a partir de maio/2012, sendo assim:

5,1% (reposição da inflação do período - IPCA), sobre o salário, adicional de atividade e ticket alimentação.

2% (dois por cento) de ganho real sobre o salário e adicional de atividade.

A Fenadados ainda propôs uma cartela de ticket extra, como forma de abono, pelo fato da empresa não ter aplicado o indice de 2% no valor facial do ticket, no entanto a empresa não acatou a proposta.

É necessário ressaltar que esta proposta de acordo na audiência de conciliação foi acatada por UNANIMIDADE pela Federação, seus sindicatos filiados, além dos sindicatos assistentes, não filiados que estavam presentes como o do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A luta incansável da Federação e seus sindicatos filiados sempre foi e sempre será em favor de conquistas em prol dos trabalhadores(as), a prova disso é a aludida audiência de hoje no TST.

PARABÉNS AOS TRABALHADORES e TRABALHADORAS NOSSA LUTA CONTINUA...