14/05/2013

Contraproposta da empresa não atende as reivindicações dos trabalhadores (as) da CELEPAR

A primeira mesa de negociação referente a Campanha Salarial 2013/2014 dos trabalhadores (as) da Celepar ocorreu neste 2ª feira (13/05), participaram os representantes do Sindicato Marlene Fátima da Silva, Julio Cesar Novaes, Valquíria L. da Silva, Susidarlen Lara Ribeiro, Fabio R. Auache, Eber de Mattos Camargo, a Comissão de empregados representada por Andre Guilherme F. de Lacerda, o jurídico do Sindicato Dr. Andre Passos e também contamos com a presença do economista do Dieese Sandro Silva, a empresa estava representada pelo Diretor Administrativo e Financeiro Lucio Alberto Hansel e a acessória jurídica da empresa representada pelo Dr. Helio Gomes Coelho JR .

Iniciou - se as negociações onde a direção da empresa entregou ao Sindicato a proposta, bem como  garantiu a data base até 30/05/13.

A mesma esta propondo um reajuste salarial de 7,16% que corresponde a 100% do INPC, e o mesmo percentual aplicado na correção salarial será repassado ao Auxilio Alimentação, Auxilio Educação Infantil, Auxilio Funeral, Indenizações por morte ou invalidez, Auxilio Babá, Auxilio para filho portador de necessidades especiais, sendo que as demais reivindicações a empresa não contemplou.

Vale ressaltar que a referida proposta não atende as expectativas dos trabalhadores (as), a empresa não reconhece as perdas históricas, o abono de férias não será corrigido onde o mesmo já esta congelado  a mais de 2 anos, também o Auxilio de reembolso de tratamento não coberto pelo plano de saúde não será corrigido,   bem como o auxilio alimentação corrigido somente pelo INPC não reflete a realidade da economia com a alta da inflação que contribuiu para a elevação da cesta básica, não atendendo a nossa reivindicação que é pelo INPC alimentação fora do domicilio  que esta em 11,11%, a empresa também não concedeu ganho real, onde nas negociações de 2012 segundo estudo do DIEESE o percentual total de majoração dos salários superou a mera reposição da inflação, conforme indicado pela variação do INPC-IBGE, sendo que o aumento real médio observado nas negociações foi de 1,96% acima do INPC-IBGE.
Portanto em relação a referida proposta esta muita distante dos nossos objetivos, não atendendo  as necessidades dos trabalhadores (as).