13/11/2009

Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2011 das Empresas Particulares foi homologada

A Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2011 dos trabalhadores das Empresas Particulares do Estado do Paraná, foi homologada no Ministério do Trabalho e Emprego e encontra-se disponível em nossa página na Internet. Após meses de negociação com o Sindicato Patronal, finalmente chegamos a um consenso que nos possibilitou em encerrar as negociações.

Todos esses meses tentamos negociar uma Convenção que atendesse as necessidades dos trabalhadores, sabemos que ainda não é o suficiente mas chegamos no limite das negociações, apesar da Convenção Coletiva de Trabalho não atender as reivindicações na sua totalidade, tivemos conquistas como a inclusão da função do Assistente Técnico Administrativo com o piso salarial de R$ 950,00, também conseguimos que os trabalhadores que desenvolvem atividades em instituição bancária ou empresas que tem como atividades serviços bancários em suas instalações deverão seguir o piso de Auxiliar de Informática  de R$ 796,00 independente da nomenclatura da função registrada no Contrato de Trabalho.

Outra conquista que destacamos   é a manutenção da cláusula que refere-se a função dos  Digitadores Aduaneiros  com carga horária de 30 horas semanais que devido à complexidade de suas atividades terão um piso salarial mensal de R$ 650,00.

Também tivemos como conquista na cláusula da Comissão Sindical onde conseguimos aumentar o número dos membros da comissão, bem como na cláusula em que refere-se a liberação dos dirigentes sindicais que na Convenção anterior tinhamos somente duas vagas hoje conquistamos mais uma.

A cada ano apesar das dificuldades nas negociações, temos conquistas siginificativas que atendem uma grande parcela da categoria e esperamos que nas proximas negociações possamos atingir o máximo possível de trabalhadores, pois, não depende somente da nossa vontade, pois disposição e garra nós temos e não iremos desistir facilmente de lutarmos por melhores condições de trabalho.

Convenção Coletiva de Trabalho das Empresas Particulares do Estado do Paraná 2009/2011...