22/06/2013

Datamec suspende negociação e demite em massa

No dia 25, trabalhadores/as da Datamec param por uma hora pela suspensão das demissões e por seriedade na negociação. No último dia 17 de junho foi realizada, em São Paulo, a segunda mesa de negociação da Campanha Salarial 2013/2014. O clima durante a reunião era de verdadeira tensão, pois a toda hora chegavam notícias de demissões nos Estados. Ao todo foram demitidos 35 trabalhadores/as.

Isso colocou uma situação difícil na mesa, mas as representações sindicais responderam com firmeza e responsabilidade a esse ataque da empresa. Afirmamos nosso repúdio a essas demissões desnecessárias, pois estamos vivendo um momento de recuperação financeira da empresa, com a renovação do contrato da Caixa e a vitória na licitação de um novo.

A representação dos/as trabalhadores afirmou que não iria homologar as demissões, abrindo exceção apenas para casos de solicitação do/a próprio/a trabalhador/a. Deixou claro também que usaria todas as iniciativas possíveis — jurídica, política e sindical — para revertê-las.

Entretanto, em consideração à categoria, a representação dos/as trabalhadores/as prosseguiu com a mesa para ver o que a empresa apresentaria de novo em relação a sua proposta anterior (7,16% para reajuste salarial e do tíquete). Foi quando caiu a máscara da empresa, que se negou a dar continuidade à negociação.

Fenadados no Facebook

Entre em contato