03/09/2013

Dataprev afronta a inteligência e dignidade dos seus trabalhadores

A Dataprev afrontou a inteligência e a dignidade dos seus/suas trabalhadores/as na 3ª mesa de negociação, realizada em Brasília na manhã desta terça-feira (20/8). A empresa disse que, apesar de ter boa saúde financeira e estar aberta para negociar, não tem condições de melhorar a sua proposta econômica. Isso porque diz que vive problemas de fluxo de caixa, uma vez que alguns clientes não estão efetuando o pagamento pelos serviços prestados.

Para a representação dos/as trabalhadores/as, é inadmissível penalizar o corpo funcional pelo motivo apresentado, sobretudo porque a empresa receberá o pagamento – e nada mais justo que distribuir os lucros e resultados com os/as responsáveis pela boa saúde financeira da Dataprev. A representação também questionou a má vontade da empresa em negociar, reforçando sua política de desvalorização dos/as trabalhadores/as e de valorização dos equipamentos e máquinas, como já apregoado em várias unidades regionais pelo presidente da Dataprev. Contraproposta A representação dos/as trabalhadores/as apresentou uma contraproposta e deixou claro que tinha autonomia – dada pelas assembleias – para fechar uma proposta viável que trouxesse avanços – proposição esta que seria submetida à apreciação dos trabalhadores/as. Contraproposta apresentada: - Reajuste dos salários de 7.16% (INPC); - 4% de ganho real; - Aumento do tíquete de 10.83% (ICV-DIEESE Fora Domicílio); - Abono de R$ 3 mil. A empresa não se mostrou aberta a negociar qualquer item apresentado. Na verdade, reafirmou a sua proposta econômica, registrada na ata do dia 16/7, e reforçou que é sua proposição final. Entretanto, a representação dos/as trabalhadores/as não aceita esta posição intransigente da empresa e muito menos que os problemas de fluxo de caixa sejam justificativa para não conceder novos ganhos. Por isso, deixou claro que continua aberta para negociar e aguarda sinalização da Dataprev de avanço na proposta econômica para agendar nova rodada de negociação.