13/08/2015

Dataprev: na 6ª mesa, trabalhadores denunciam práticas de humilhação nas demissões

Foi realizada nesta quinta-feira (13/8), em Brasília (DF), a 6ª mesa de negociação da Campanha Salarial 2015/2016. Na abertura da reunião, a representação dos/as trabalhadores/as questionaram as demissões realizadas de forma desrespeitosa e humilhante com pessoas que dedicaram 30 anos de suas vidas para que uma Dataprev lucrativa e com reconhecimento internacional fosse possível. Este tipo de postura quebra a relação de confiança e ética tão necessária na relação empresa/trabalhador.

Confira a ata da 6ª mesa.

A representação reivindicou a suspensão imediata dos desligamentos, sobretudo aqueles reintegrados por decisão da Justiça, e a readmissão destes profissionais. Além disso, solicitou a supressão das práticas de assédio moral usadas na comunicação da exoneração.

Segundo o relato dos/as demitidos/as, alguns/mas foram retirados do prédio da empresa logo após o anúncio da exoneração, sem nem mesmo ter tempo para pegar os seus pertences e, inclusive, foram proibidos de entrar posteriormente. Houve um caso em que a chefia jogou a carta de demissão na mesa do trabalhador sem dar mais explicações.

A representação explicou também que é a favor de novas contratações, mas destacou que é inadmissível que para isso seja necessário desligar pessoas que dedicaram anos de sua vida na empresa. Cobrou que a Dataprev cumpra com o compromisso assumido de qualificar o seu quadro interno para os novos desafios e oportunidades. Chegou a lembrar que a empresa se comprometeu a criar uma coordenação que seria responsável pelas capacitações e requalificações.

Recomposição salarial e retroativo

Na reunião, a representação dos/as trabalhadores/as comunicou à empresa a decisão da maioria das assembleias: reafirmação do reajuste de 8,17% nas cláusulas econômicas e pagamento de retroativo a maio/2015; e rejeição do atrelamento do pagamento do retroativo ao recebimento dos atrasados devidos pelos clientes, uma vez que não há uma previsão para quitarem seus débitos com a Dataprev.

Solicitou ainda um posicionamento sobre a data para o pagamento. A Dataprev afirmou que precisava de um prazo para dar esta resposta. Desta forma, ficou agendada nova mesa de negociação no dia 10/9, na qual a empresa se comprometeu em trazer o calendário de pagamento.