22/07/2008

A Dataprev tenta enrolar empregados na 7ª mesa

A Dataprev ameaçou os trabalhadores com o adiamento do pagamento da PPLR 2007 e do nível (2%), caso não aceitem todas as cláusulas negociadas do Acordo Coletivo dos Trabalhadores (ACT) 2008/2009. A ameaça foi feita no início da tarde desta segunda-feira (21), após a empresa ter anunciado que este é o limite das negociações.

A empresa tem dificultado a negociação desde o início da 7ª Mesa da Campanha Salarial 2008/2009, que acontece em Brasília desde às 9h. No início da manhã, a Dataprev tinha confirmado o depósito da PPLR para até o dia 5 de agosto. Agora diz que não poderá manter a data, se os trabalhadores não aprovarem a proposta global do ACT 2008/2009.
Outro postura que denota a ma fé dos negociadores da empresa, é a audácia de apresentar como contraproposta duas questões que já são direitos adquiridos do trabalhador: a PPLR e o nível, que deveria ter sido pago em março deste ano.Os representantes dos trabalhadores disseram, na reunião, que a nova contraproposta é abusiva, principalmente porque a Dataprev fala em encerrar as negociações com um baixo índice de reajuste salarial. De acordo com a proposta da estatal, os empregados receberiam reajuste salarial de 6,54%; um nível (2%) retroativo a maio/2008; e pagamento da PPLR 2007 até o dia 5 de agosto.

Fonte: FENADADOS