01/08/2006

Definidas políticas de atuação em defesa dos trabalhadores estaduais e municipais...

A Conferência Nacional de Informártica Pública (CNIP) deliberou, nesta sexta-feira (28), pela criação de um Conselho Nacional das Estaduais e Municipais e de um comitê estadual e municipal. Os delegados aprovaram a realização de uma campanha em defesa das empresas públicas estatais e municipais. Além disso, o dia 5 de setembro foi definido como Dia da Informática Pública. O objetivo é mobilizar os trabalhadores de informática em todo o país para  lutar por suas reivindicações.
Os representantes de base irão preparar ainda um documento com um panorama da informática pública estadual e municipal para apresentar no 29° Seminário Nacional de Informática Pública (Secop), que acontecerá em Natal nos dias 13 e 14 de novembro. Este evento é organizado pela Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados (Abep).
Os delegados  dedicaram a 1ª Conferência ao ex-diretor dos Anistiados, Renato Guilherme, brutalmente assassinado no mês de junho, e renomearam a conferência, que passou a chamar-se 'Conferência Nacional de Informática Pública Renato Guilherme'. Além dessa homenagem, os presentes fizeram um minuto de silêncio em lembrança à atuação do ex-dirigente sindical.
O CNIP foi realizado no auditório do SindPrev/RN, na capital potiguar. Cerca de 30 dirigentes sindicais filiados a Fenadados participam das palestras. O objetivo é capacitar os participantes nos temas de destaque do setor de informática pública e também analisar o papel dos profissionais da área como agentes sociais.
A partir de amanhã (29) até domingo (30), a Fenadados realiza no Hotel Tulip Inn a Plenária de Campanha Salarial 2006/2007 das Empresas Privadas e Prestadoras de Serviço. Na programação, apresentação de panorama jurídico, político e econômico e discussão de estratégias de campanha e definição das pautas de reivindicações dos trabalhadores.
Participam da Plenária Claúdia Lima, pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), e Clóvis Scherer, representando o Dieese.

Por Fernanda Peregrino, Assessoria de Comunicação
Enviada Especial