27/10/2009

Diretoras do SINDPD-PR participam do evento de Saúde do Trabalhador em Fortaleza

Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia, e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento (ERGONOMICS RESEARCH SOCIETY). No Brasil, a Ergonomia vem ganhando notoriedade devido às exigências de uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, a NR-17. A atual redação da NR-17 foi estabelecida pela Portaria nº 3.751, de 23 de Novembro de 1990.

ERGONÔMIA: SAÚDE NO TRABALHO

Dentre os vários itens desta norma, há o que se refere ao mobiliário dos postos de trabalho, preconizando que ele deve ser adaptado não só às características antropométricas da população, mas também à natureza do trabalho, ou seja, as exigências da tarefa.
Em geral, a Ergonomia trata da prevenção da fadiga física e psíquica, buscando entender como aquele trabalhador entra em fadiga e propõe regras capazes de diminuir ou combater os fatores de tal sobrecarga.
Se o trabalhador quer permanecer por mais tempo na vida ativa, é preciso que as condições do trabalho permitam a execução das tarefas até a idade mais avançada. A melhoria nos postos de trabalho diminui os riscos de lesões e acidentes de trabalho, de problemas psíquicos e comportamentais, e até mesmo a aposentadoria precoce por invalidez.
Não são apenas trabalhos repetitivos que causam lesão. Além de lesões físicas, há o esgotamento psíquico, estresse, e tudo isso contribui para o cansaço físico do indivíduo. Trabalhos que exijam grande concentração, precisão, atendimento ao público, manuseio de cargas, posturas mantidas, entre outros, qualquer sobrecarga física ou psíquica são fatores de risco.
Uma das causas da baixa produtividade pode ser o desconforto, que entre as suas várias causas está diretamente ligada à adequação do corpo frente a um determinado equipamento. A questão da iluminação, que além de poder causar danos à visão, contribui significativamente na baixa pessoal da capacidade de produção de uma pessoa, quer seja em um escritório, indústria, como até mesmo em ambientes de trabalho mais sofisticados. Além disso, os ruídos e mudanças de temperatura também influem negativamente neste processo.
Com relação aos problemas de coluna, o ideal ainda é a prevenção, portanto buscar no ambiente de trabalho, a adequação de cadeiras e mesas seria o ideal para protegê-la. Mas, quando não for possível contar com um escritório mais adequado, procure sempre sentar em cadeiras com encosto reto e siga as instruções que estão no final do texto.
A ergonomia interfere diretamente no ambiente de trabalho, porém além da empresa fazer a parte dela, o trabalhador também deve colaborar. De nada adianta um ambiente de trabalho ergonomicamente correto se o próprio trabalhador não respeita as normas, deixa de fazer as pausas (quando são necessárias), ou deixa de utilizar o mobiliário adequadamente.
O esgotamento causado pelo dia de trabalho pode interferir na vida pessoal do indivíduo. Por isso cada um precisa descobrir uma forma de se sentir melhor, como uma “válvula de escape”, o exercício físico é excelente para isso, caminhadas, aulas de dança, yôga, artes marciais, horas com a família e amigos, terapias alternativas, qualquer coisa que traga a sensação de bem estar é válida.
Durante o horário de trabalho, alongamentos e caminhadas durante as pausas são de grande importância.