Notícia

01/09/2006

Fenadados promove luta em defesa da informática pública

O setor de informática pública busca, a nível nacional, sua reorganização. Em Natal (RN), durante a Conferência Nacional de Informática Pública, os representantes presentes debateram uma série de temas, voltados para a atualização e enriquecimento do debate sobre os avanços da tecnologia da informação e da comunicação. Essas discussões alimentarão a definição do projeto de reestruturação.

O setor de informática pública busca, a nível nacional, sua reorganização. Em Natal (RN), durante a Conferência Nacional de Informática Pública, os representantes presentes debateram uma série de temas, voltados para a atualização e enriquecimento do debate sobre os avanços da tecnologia da informação e da comunicação. Essas discussões alimentarão a definição do projeto de reestruturação.

Atualmente, o setor de informática pública passa por um processo de reestruturação, configurado nos institutos, agencias e nas empresas de informática. Na grande maioria permanecem organizados nos sindicatos e na Fenadados.
Os temas debatidos em Natal estão precedidos e reforçados com a possibilidade de regulamentação da profissão, projeto de lei o qual o deputado Vanderlei Assis (PP/SP) só apresentou, em julho deste ano, o parecer.
Os temas debatidos mereceram, portanto, a preocupação dos presentes. Sendo assim, algumas atividades nos foram propostas como desafio aos sindicatos e a própria Federação:

- No dia 5 de setembro, configurar como o Dia Nacional de Luta em Defesa do Setor Público de Informática;

Nesta data os sindicatos devem divulgar o texto resumo das deliberações da Conferência Nacional de Informática Pública. Além disso, os sindicatos devem realizar atividades que divulguem as decisões dos trabalhadores, bem como aproveitar a semana de mobilização do Grito dos Excluídos para convocar os trabalhadores para realizar mobilizações para a defesa dos salários, empregos, concurso público, plano de cargos e salários.

- Os sindicatos devem discutir com os movimentos sociais as políticas públicas que diretamente estão envolvidas com o setor de informática pública. Neste caso, temos saúde, educação, inclusão digital, agricultura familiar;

- A questão orçamentária é fundamental. Em muitos estados ou cidades a situação dos trabalhadores, isso se referindo aos salários e planos de cargos e salários, estão correlacionadas à aprovação do orçamento pelas câmaras e assembléias legislativas. 

A CUT tem organizado, em conjunto com organizações intersindicais, mobilizações visando a aprovação dos orçamentos com a inserção das reivindicações dos trabalhadores. A campanha da CUT tem dado resultados em alguns estados. 
Essa luta não pode ser esvaziada, ficar no esquecimento. A Fenadados solicita aos sindicatos que demandem à Federação ações que contribuam com a melhora dos salários e a construção de planos de cargos e salários. A Fenadados se compromete em somar esforços com as entidades sindicais a favor do trabalhador.

- Em relação às campanhas salariais em andamento, a Fenadados vem sistematicamente solicitando aos sindicatos que demandem, caso necessário, a presença da Coordenação do Setor de Informática Pública. A agenda deve ser programada com antecedência. 

Dia 5 de setembro, devemos somar todos os esforços para reorganizamos o setor público de informática. No entanto, apesar do caráter de um dia nacional de luta, os sindicatos devem zelar por suas pautas especificas, acrescida dos eixos nacionais: salários, empregos, concurso público, plano de cargos e salários e capacitação tecnológica.
A Fenadados enviará, brevemente, texto para subsidiar a formatação e divulgação do dia 5 de setembro.
A logomarca está sendo enviada, no entanto, ela não se destina apenas a questão do dia 5 de setembro. Tem o objetivo de constituir-se numa logomarca permanente.  


Saudações Sindicais,

Coordenação Nacional dos Trabalhadores da Empresas Estaduais e Municipais

Fenadados

 

Ver arquivo de notícias

  • Sindicato dos Trabalhadores em Informática & Tecnologia da Informação do Paraná
  • Rua Deputado Mário de Barros, 924 | Juvevê | CEP 80530 280 | Curitiba | Paraná
  • Horário de Atendimento | Segunda à Sexta | 09:00 às 12:00 | 14:00 às 18:00
  • Fone: 41 3254 8330 | Fax: 41 3254 8308 | Mapa do Endereço

1024x768 | Mozilla | IE7 | MSWI :: Soluções Web Inteligentes