03/10/2009

O maior patrimônio da DATAPREV e do SERPRO é desconsiderado por seus gestores

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), ambas posicionadas entre as maiores empresas de tecnologia da informação da América Latina, desempenham papel fundamental para o funcionamento do país, participando diretamente do dia-a-dia dos cidadãos.

A DATAPREV conta com mais de 3 mil trabalhadores, distribuídos em todo o território nacional, que são responsáveis pelo suporte tecnológico aos Ministérios da Previdência Social,  do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e à Secretaria de Receita Federal do Brasil.
Os trabalhadores da DATAPREV desenvolveram e mantêm um sistema que gera, mensalmente, a folha de pagamento da Previdência Social,  com cerca de 29 milhões de benefícios. O Sistema controla os registros de todos os trabalhadores e as contribuições previdenciárias feitas em nome de cada trabalhador. Todos esses dados são fundamentais no momento de solicitar tanto um benefício junto ao INSS quanto a própria aposentadoria.  Outro grande produto da empresa, desenvolvido pelos trabalhadores, é o CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais, uma base de dados nacional que contém informações cadastrais de trabalhadores empregados e contribuintes individuais, empregadores, vínculos empregatícios e remunerações.

No SERPRO - empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda – os trabalhadores desenvolveram programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre as receitas e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo.

Dentre as várias soluções desenvolvidas pelos trabalhadores destacam-se a declaração do Imposto de Renda via Internet (ReceitaNet), a nova Carteira Nacional de Habilitação, o novo Passaporte Brasileiro e os sistemas que controlam e facilitam o comércio exterior brasileiro (Siscomex).}
Ao longo do tempo, os trabalhadores da empresa fizeram com que o SERPRO se consolidasse como uma referência, aprimorando e desenvolvendo tecnologias utilizadas por órgãos do setor público brasileiro, as quais foram incorporadas à vida dos cidadãos.
Com mais de 10 mil empregados, a empresa tem sede em Brasília e está presente em dez capitais, com Regionais distribuídas de acordo com as regiões fiscais do país.
Se essas empresas alcançaram uma incrível trajetória institucional, isso se deve ao  trabalhador que está por trás de toda esta engrenagem, de cada uma dessas ações, com todo seu respeito e comprometimento com as instituições e com a sociedade.
Ocorre que esse capital humano – o maior patrimônio da empresa - não é respeitado e valorizado como deveria pelos gestores da DATAPREV e do SERPRO.
Desde março passado entregamos nossa pauta de reivindicações referente ao ACT 2009/2010. Em setembro, passamos pela 9ª rodada de negociações, sem avanços graças à intransigência das empresas.
Vale registrar que, ao longo desses meses, nos desdobramos, buscamos alternativas e apresentamos uma contraproposta.
Os gestores das empresas são contraditórios quando alardeiam compromisso social com os usuários e beneficiários dos serviços desenvolvidos pelos trabalhadores de ambas as empresas, mas desconsideram as reivindicações justas e possíveis de serem negociadas, referentes aos Acordos Coletivos de Trabalho data-base maio/2009.
Até o presente momento, após terem recebido a contraproposta dos trabalhadores, as empresas parecem não terem agido no sentido de construir alternativas que contribuam para o avanço nas negociações, conseqüentemente, com a assinatura dos Acordos Coletivos de Trabalho. Pois, a representação sindical não foi formalizada de nenhuma reunião de negociação.
Por tudo isso e por entendermos que nosso movimento ganha a cada dia mais força, seriedade e comprometimento, convocamos o Comando Nacional Unificado para o dia 6 de outubro de 2009 às 10h, no Auditório Renato Guilherme, na sede da FENADADOS, em Brasília.

Fonte: FENADADOS