25/08/2006

Manifestação em Curitiba durante audiência pública em Brasília

Realizou-se hoje (25/08/2006)  em Curitiba a manifestação em  defesa do emprego dos Prestadores de serviços da CEF durante a audiência pública que estava sendo realizada em Brasília, com adesão dos trabalhadores da Brasil Service e Probank, tivemos a presença do Vereador André Passos e da imprensa local.
 A Caixa Econômica Federal (CEF) reconheceu a importância dos prestadores de serviço para o seu funcionamento na manhã desta sexta-feira (25).

O banco estatal disse estar disposto a buscar uma saída mais favorável para esses trabalhadores durante a execução do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), ordem do Ministério Público do Trabalho (MPT) de demissão dos funcionários terceirizados entre 2004 e 2007. econhecimento foi feito em reunião que ocorreu no prédio da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília (DF). Integraram a mesa de negociação membros da Fenadados e de sindicatos da categoria e representantes do MPT – órgão que convocou o encontro –, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da CEF.
Requisitada pelos trabalhadores, a reunião serviu para que os representantes dos prestadores defendessem a necessidade da Caixa prorrogar o prazo estipulado no TAC para efetivar as demissões, oferecendo cursos de requalificação aos terceirizados, que dedicaram de 15 a 20 anos de suas vidas profissionais ao banco. O objetivo é preparar esses trabalhadores para enfrentarem as exigências do mercado.
A representação da categoria reafirmou ainda apoio à realização de concursos públicos como meio de contratação de funcionários para a CEF, mas sem que isso seja razão para a Caixa negar suporte aos prestadores de serviço antes de serem demitidos.
A CEF concordou, então, em estudar a flexibilização do processo de demissão dos prestadores de serviço e pediu um prazo para apresentar uma justificativa ao MPT. Caso a prorrogação seja aceita, cerca de 11 mil trabalhadores seriam beneficiados com a medida.
A Caixa pediu ainda um prazo para que ela e o MPT apresentassem posicionamento sobre a prorrogação das demissões. Com isso, foi agendada a próxima reunião para o dia 05/09.
No decorrer da próxima semana, a Fenadados e o MTE devem se reunir para estabelecer um programa de qualificação desses empregados. Será discutida a realização de cursos na área de tecnologia da Informação, pois é de interesse desses trabalhadores manter-se nessa área.

Representação

Defenderam os interesses dos prestadores de serviço da CEF: Carlos Alberto Valadares (Gandola), presidente da Federação; Rita de Kácia Araújo, diretora de Política Sindical; Lucia Helena, diretora de Saúde; e Dr. Marthius Sávio Lobato, consultor jurídico da Federação. Dirigentes de sindicatos estaduais da categoria também marcaram presença, entre eles: Sindpd/PR; Sindpd/CE; Sindpd/PE; Sindpd/PB; e Sindpd/RJ.
Estiveram presentes o gerente nacional da GELIC/CEF, Gustavo de Oliveira Pereira; o Dr. Fábio Leal Cardoso, procurador do MPT; e Dedilson Nunes, secretário executivo adjunto do MTE.