11/02/2010

MOÇÃO DE REPÚDIO AO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, SR. JOSÉ PIMENTEL

Os trabalhadores de TI (Tecnologia da Informação) vêm tornar público a sua indignação frente à postura indiferente e desrespeitosa que o Sr. Rodrigo Assumpção, Presidente da DATAPREV, e o Sr. José Pimentel, atual Ministro da Previdência Social, vêm adotando em relação às demissões que estão ocorrendo na Empresa. Ao ser procurado pelos representantes desses trabalhadores, ilustríssimo Sr José Pimentel não só demonstrou descaso, como também desconhecimento em relação às atividades que esses trabalhadores exercem. Referiu-se às demissões como problemas pequenos e pontuais, deixando claro que coisas assim, não fazem parte do seu cotidiano.

Aproveitou o momento para relatar a importância do seu trabalho em larga escala, referindo-se à folha de pagamento dos milhares de cidadãos e cidadãs aposentados, como sendo “velhinhos” cuidados por ele. Fez transparecer que sequer sabia que quem processa a folha dos aposentados são os trabalhadores da DATAPREV, inclusive, os que estão sendo demitidos.
Sr Ministro, quando uma empresa pública como a DATAPREV demite, está longe de ser apenas um ato isolado, sem importância, como o senhor se referiu. Essa ação tem que ser vista como reflexo de uma gestão, no mínimo, antidemocrática, para não dizer TRUCULENTA. Os diretores da DATAPREV usam a política de governo quando lhes convém, como por exemplo, quando impõem limites na negociação. Porém, demitem! Esquecem que a política de governo é gerar novos postos de trabalho através de concursos, inclusive para a DATAPREV.
Sr Ministro, não se fortalece uma nação gerando problemas sociais ou virando as costas pra eles, como o senhor fez e continua fazendo. Um trabalhador não é demitido sozinho, toda a família é demitida com ele. Ao contrário do que pensa, cada vida dedicada ao trabalho é importante e a experiência acumulada desses trabalhadores é vital para a continuidade dessa empresa.
Difícil aceitar que o tempo dedicado ao trabalho com os aposentados possa justificar sua falta de sensibilidade com o nosso problema. Não temos nada contra os aposentados, pelo contrário, a eles dedicamos grande respeito. Aposentadoria é a meta de todo e qualquer trabalhador.
Sr. Ministro, não será um erro estratégico cuidar dos trabalhadores apenas quando se aposentam? E os que estão prestes a se aposentarem, não merecem chegar lá? Não queremos ser privilegiados com uma política pessoal, queremos justiça e solidariedade de sua parte. Será que o senhor esqueceu da sua origem e da sua luta em prol dos trabalhadores, na época de militância no sindicato dos bancários? Sr. Pimentel, não pretendemos ter um ministro à nossa disposição. Apenas queremos ser considerados pela importância do nosso trabalho. O senhor não acha que merecemos o mesmo respeito dedicado aos aposentados? Afinal, somos nós quem fazemos o trabalho que o senhor tanto se orgulha. Somos a favor dos 30 minutos para o benefício de aposentadoria, porém, o Presidente da Empresa e o senhor não podem desconsiderar nossos  35 anos de luta. NÃO ÀS DEMISSÕES!!!!!!!!

Moção aprovada no Conselho Diretor da FENADADOS.