17/09/2024

Negociação Coletiva 85,3%dos reajustes ficam acima do INPC

Em julho, conforme análise dos dados de 217 negociações inseridas no Mediador até 12 de agosto, 85,3% dos reajustes registraram ganhos acima da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumi dor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE). Desde dezembro de 2023, resultados acima da inflação têm sido observados em cerca de 85% das negociações. Por outro lado, o percentual de reajustes abaixo da inflação cresceu, chegando a a 7,4% em julho. A variação real média de julho, dos 217 reajustes analisados até o momento, é igual a 1,29%. Também foram analisadas as negociações de 12 categorias com datas-bases nos próximos me ses. Destacam-se as dos trabalhadores em constru ção e mobiliário, metalúrgicos e rurais, com ganhos reais em mais de 85% das negociações nos últimos 12 meses. Em relação aos pisos salariais, o maior valor médio das últimas 12 datas-bases foi o dos trabalha dores urbanitários (R$ 1.828,16), seguido pelos me talúrgicos (R$ 1.815,00).