10/01/2013

Negociação Dataprev 2013/2014

A representação dos (as) trabalhadores (as) da Dataprev se reuniu, nesta quarta-feira (9/1), com membros da diretoria da empresa. A reunião ocorreu na sede da Fenadados, em Brasília, a partir das 13h. Foram discutidos os seguintes pontos: reestruturação; GEAP; PPLR 2012 e 2013; PCCS; e GVR.

GVR

A representação dos trabalhadores/as pleiteou alterações na forma de progressão, uma vez que a regra aplicada hoje, baseada no indicador PMDFT – Progressão Médio de Força e Disponibilidade de Trabalho, fere o Acordo Coletivo de Trabalho, a CLT e a Constituição Federal, além de representar 40% da composição do programa.

Como as faltas justificadas são consideradas no PMDFT, são prejudicados, por exemplo, os trabalhadores que precisam se ausentar por problemas de saúde.

A representação ainda questionou o tamanho da verba destinada à GVR e o seu destino, caso as metas num sejam 100% atingidas.

À pedido dos trabalhadores, a Dataprev repassará, por meio eletrônico, toda a documentação referente à GVR, bem como os seus indicadores e metas.

Reestruturação

Ficou acertada o agendamento de reunião entre 21 e 25 de janeiro, em Brasília, para tratar da reestruturação, inclusive detalhando as alterações que serão efetuadas na Diretoria de Pessoas - DPE. Participará o titular da Superintendência de Atendimento.

Ponto eletrônico

A Dataprev demonstrou interesse em fechar acordo com os trabalhadores/as sobre o SISGF. Os representantes da categoria deixaram claro que sempre estiveram abertos para negociar, mas para chegar a um consenso é necessário realizar nova discussão sobre o tema. Deixaram registrado, na ata, que a empresa não estava autorizada a implantar o Ponto Eletrônico sem formalizar o Acordo Coletivo.

PLR

A representação dos/as trabalhadores/as requereu à Dataprev a minuta do Acordo da PPLR 2012, a ser paga em 2013, já aceita pelos/as trabalhadores/as. A empresa entregou à Fenadados o documento. Em relação à PLR 2013/14, a empresa ficou de entregar em até 30 dias a proposta e o calendário de reuniões.

PCS

Atualmente, somente os analistas tem progressão funcional na Dataprev. Ficam de fora os assistentes de tecnologia e outros/as trabalhadores/as. Esta prática foi questionada na tarde desta quarta-feira (9/1).

Os/as trabalhadores/as querem que todos/as tenham acesso à progressão funcional. Por isso, a representação solicitou abertura de negociação e que a empresa envie toda documentação referente ao PCS para conhecimento e análise, com vistas a aprimorar o debate.

A Dataprev se comprometeu em reunir a documentação do PCS vigente e também encaminhar os quantitativos de empregados beneficiados pelos processos de progressão funcional, por mérito e por antiguidade, assim que estiver concluído.

GEAP

A representação dos/as trabalhadores/as propôs à Dataprev abrir as discussões sobre o aumento da participação da empresa nos custeios da GEAP, buscando a paridade de contribuição. Hoje, os/as trabalhadores/as custeiam mais de 75% do plano de saúde.

A Dataprev esclareceu que vem cumprindo rigorosamente as orientações do Governo Federal e agrega que é testemunha dos esforços para preservação da GEAP