13/02/2008

Pagamento do PLR teve crescimento de 20% e deve atingir R$ 6 bi

O bom momento da economia brasileira, que cresce a um ritmo superior a 5%, proporcionou mais do que aumento de emprego e salário ao trabalhador brasileiro. Com os ganhos cada vez maiores das empresas, o pagamento de Participações nos Lucros e Resultados (PLR), ou décimo quarto salário, nunca foi tão grande, com expansão de 20% no ano passado. Só com grandes empresas, segundo pesquisa inédia feita pelo Grupo de Permuta de Informações Salariais (Grupisa), entidade que reúne profissionais da área de recursos humanos, o desembolso deve chegar a R$ 6 bilhões ao longo deste ano, beneficiando cerca de três milhões de trabalhadores.
O número pode subir para R$ 20 bilhões se forem somados também os pagamentos de bônus ou remunerações variáveis - que não fazem parte da PLR e, normalmente, são destinados apenas aos cargos de chefia. Diante do cenário mais positivo, os sindicalistas já avisam que a PLR vai ser tornar uma das principais moedas de negociação daqui para frente.
A PLR tem mais importância agora porque os lucros dos bancos cresceram muito. Queremos mais remuneração - adianta o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino.
Só referente a 2007, as instituições financeiras vão pagar pelo menos R$ 3 bilhões com o décimo quarto salário à categoria, uma das poucas que consegue fechar acordo coletivo nacional. O valor, segundo Marcolino, é pelo menos 20% maior que o do ano anterior, sem contar a remuneração adicional que parte dos bancários recebeu ao negociar com seus empregadores individualmente.
No Rio, metade das indústrias pagará o 14º. Outros setores estão ampliando a concessão do benefício. Levantamento da consultoria Deloitte Touche mostra que, em média, e se cumprirem 100% das suas metas, as empresas vão pagar 2,16 salários para os cargos de gerência a título de PLR em 2007, também 20% mais do que desembolsaram no ano anterior (1,8 salário). Nos demais cargos, a intenção é dar 1,4 salário para os funcionários com grau universitário - alta de 16,7% sobre o 1,2 de 2006 - e 1,2 salário para aqueles sem nível superior (aumento de 7,14% sobre o 1,12 do ano anterior).

Fonte: Gazeta do povo

Fonte: Gazeta do povo