14/10/2009

Possibilidade de greve no Serpro e na Dataprev repercute na imprensa e na sociedade

Com a possibilidade de greve dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev, a partir do próximo dia 21, a sociedade está se dando conta da importância desses trabalhadores. Nas matérias que vêm sendo veiculadas desde a semana passada, todas frisam que das empresas estatais cujas negociações coletivas ocorreram no primeiro semestre deste ano, apenas o Serpro e a Dataprev não finalizaram o processo de negociação da data-base. Além disso, as categorias que já encerraram as negociações conquistaram avanços salariais e sociais.

Para a sociedade em geral, talvez as siglas Serpro e Dataprev digam pouco. Algumas pessoas dirão que são empresas do governo, não sabendo explicar ao certo qual é a função de cada uma delas.
Mas quando falamos que os trabalhadores da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), são responsáveis, por exemplo, pela folha mensal de benefícios do INSS e pela declaração do Imposto de Renda via Internet (ReceitaNet), a coisa muda de figura.O que parecia distante, já não é tão assim. Diz respeito diretamente a todos nós, pois uma greve dessa categoria poderá impactar diretamente sobre o agamento de aposentadorias ou prejudicar o cronograma de restituição do Imposto de Renda.
Essas informações partiram da FENADADOS e repercutiram nos informes da CUT Nacional, CUT-DF, Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e Brasília Confidencial, uma agência de notícias online, editada em Brasília, com informações e análises sobre políticas públicas e economia.
Vale registrar que, ao longo de todos esses meses de campanha, as empresas trataram as negociações com descaso não negociando o conjunto de reivindicações da categoria.
Nesta quinta-feira (15), as entidades realizam assembleias nos estados para deliberar greve por tempo indeterminado a partir do dia 21.
O Comando Nacional Permanente de Campanha Salarial dos Trabalhadores do Serpro e da Dataprev se reúne no dia 16, na sede da Fenadados, em Brasília, a partir das 10h, para avaliar as deliberações das assembléias estaduais.

Fonte: FENADADOS