13/04/2010

Regulamentar é preciso!!! Encontro alcançou seus objetivos

O Encontro Nacional foi importante para uma melhor sintonia das entidades sindicais com a estratégia que a federação vem implementando e, certamente, seus resultados serão fundamentais para a conquista da Regulamentação Profissional nos marcos propostos pela FENADADOS.

O Encontro Nacional: Regulamentar é preciso!!! foi realizado articulado com a Plenária Estatutária, facilitando a participação de vários dos delegados e delegadas à Plenária que, nos seus sindicatos, também, estão responsáveis pelas ações para a Regulamentação Profissional. Ele foi realizado, no local da plenária, no dia 07/04. Na noite deste mesmo dia, o Conselho Diretor, convocado com a pauta exclusiva da Regulamentação Profissional, ratificou o texto do projeto, reformulou a comissão coordenadora executiva e deliberou sobre as ações iniciais da estratégia para alcançarmos a Regulamentação Profissional.
O Encontro foi coordenado pelo Diretor Djalma Araújo Ferreira e contou com exposições técnicas do Assessor TI Carlos Alberto Jacques de Castro. O material de apoio foi a Cartilha "Regulamentar é preciso! O Projeto dos Trabalhadores e Trabalhadoras de TI" com todas as informações necessárias para uma participação adequada.
O debate sobre o projeto focou-se nos seus aspectos inovadores, e as dúvidas puderam ser esclarecidas. As emendas foram poucas e, depois, aprovadas por unanimidade no Conselho Diretor.
O debate sobre o papel dos Sindicatos, num cenário com as profissões regulamentadas e organizadas por Conselhos, ocupou a outra parte dos debates. Foi importante a troca de experiências para que os Sindicatos pudessem avaliar as novas responsabilidades e as necessidades materiais decorrentes dessas responsabilidades, para fazer com que as sindicatos sejam os principais formuladores e mentores políticos das políticas dos futuros Conselhos. Isso vai garantir que a Regulamentação Profissional será um importante e efetivo instrumento de avanço social.

Vejam fotos do evento...