23/06/2023

SERPRO: Campanha Salarial 2023/2024

No dia 22/06/2023, foi realizada a 3ª mesa de negociação dos trabalhadores (as) do Serpro. Até este momento, a empresa tem trazido para a mesa as cláusulas que pretende renovar do atual ACT e que não tem reivindicação da parte dos trabalhadores (as). Também apresentou pequenos ajustes, na forma do texto, de algumas cláusulas sem mexer no seu conteúdo.

Todos esses itens serão listados na ata que está sendo confeccionada. A representação dos trabalhadores (as) irão avaliar todo esse conjunto de ajustes, inclusive, no risco que essas alterações possam representar para a pré-existência de cláusulas, e dará retorno. As cláusulas que alterem conteúdo e que coloquem, ainda que indiretamente, em risco direito os dos trabalhadores e das trabalhadoras, serão rejeitadas.

Um dos temas centrais levado pela representação dos trabalhadores (as), de forma reiterada, foi sobre a necessidade urgente da empresa reajustar a sua parte no custeio do plano de saúde. Atualmente, a empresa participa com somente 34% do custeio e os trabalhadores com todo o restante, enquanto por lei a empresa poderia custear até 50%, respeitando a paridade neste custeio. Essa “economia” gigante da empresa se deu nos últimos anos e é inadmissível que se postergue essa situação, pois nos últimos anos o custeio dos trabalhadores e das trabalhadoras têm sofrido reajustes de dois dígitos, sempre muito acima dos reajustes salariais.

A representação da empresa afirmou que existe disposição de realizar estudos visando aumentar seu percentual de participação, mas que não tem como chegar, neste momento, à paridade que é permitida por lei. Reiteramos também a reivindicação, que está na pauta da categoria, de que seja implementado um grupo de trabalho para avaliar o plano e apresentar propostas dos ajustes e correções necessárias.

Quanto à reivindicação dos trabalhadores (as)  para as cláusulas econômicas, tais como salários e benefícios, a empresa informou que sua proposta será apresentada na próxima reunião de negociação. Assim que tivermos a ata da reunião, divulgaremos.

A partir da solicitação da representação dos trabalhadores (as)de diminuir os prazos das mesas de negociação, a empresa firmou interesse em apressar o passo e buscar realizar a próxima rodada de negociação com mais brevidade. A expectativa é de termos uma nova reunião na próxima semana, a depender das condições da empresa de ter a resposta para as cláusulas econômicas.