22/10/2009

Serpro e Dataprev: um retrato da greve pelo Brasil

O movimento paredista dos trabalhadores e trabalhadoras do SERPRO e da DATAPREV continua crescendo, tanto em número de grevistas quanto em estados que aderiram ao movimento. A greve teve seu início no dia 21 de outubro, por prazo indeterminado. Hoje, dia 22/11, após a realização das assembléias estaduais, temos o seguinte cenário: SERPRO: Em Brasília, os trabalhadores se mantêm em greve com realização de assembléias diárias e a adesão na Regional está em torno de 80%. Para se ter idéia de como está a mobilização no Distrito Federal a empresa teve que recorrer à Regional de São Paulo, convocando quatro trabalhadores da área de monitoração. No Ceará, os trabalhadores também decidiram pela manutenção da Greve e a adesão está muito boa. No Pará, o movimento continua com bastante adesão e a assembléia aprovou uma contraproposta a ser discutida na reunião do comando. No Paraná a greve está ocorrendo tanto na regional quanto na Receita.

No Rio Grande do Sul a greve tem 70% de adesão.

Os trabalhadores dos estados do Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina continuam em Greve.

Como no Pará, os trabalhadores do Rio Grande do Norte aprovaram contraproposta para ser discutida no comando.

Na Paraíba os trabalhadores se reuniram em assembléia deliberativa hoje à tarde; no Maranhão os trabalhadores aderem ao movimento a partir de amanhã, dia 23/10/2009.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro os trabalhadores deliberaram por paralisação de 48 horas nos dias 27 e 28 de outubro.

Já em Pernambuco, os trabalhadores paralisaram hoje, 22/10, por 24 horas, com boa adesão e, seguindo os prazos legais, realizam assembléia deliberativa na próxima terça-feira, para adesão ao movimento paredista.

DATAPREV: Os trabalhadores cearenses estão paralisados e a adesão está boa. Já os trabalhadores mineiros, que realizaram paralisação de 24 horas no dia de ontem, deliberaram hoje em assembléia a continuidade da Greve. Na Paraíba a greve continua. Já os trabalhadores cariocas realizaram assembléia hoje e deliberaram pela continuidade do movimento paredista com contraproposta para discussão no comando. Os trabalhadores gaúchos estão em greve e a adesão está em casa dos 80%; no Rio Grande do Norte os trabalhadores estão em greve e os trabalhadores paranaenses realizaram assembléias e deliberaram pela adesão ao movimento a partir do dia 26 de outubro.

A FENADADOS está aguardando informes de outros estados para atualizar o quadro de mobilização.