NotíciaPasse o mouse sobre a foto para ampliar ou clique para ver um tamanho ainda maior

01/06/2022

Serpro – Na primeira mesa de negociação o Serpro apresenta proposta inaceitável

Fenadados, Sindicatos Filiados, Sindppd-RS e Sindpd-SC

Aconteceu nesta segunda-feira, 30/05, às 17 horas, a primeira mesa de negociação da campanha salarial dos trabalhadores e trabalhadoras do Serpro. O encontro ocorre passados trinta dias da data base, 1º de maio, e a empresa apresentou somente a proposta para as cláusulas econômicas e ainda pediu um prazo de quase um mês para apresentar sua proposta para o conjunto do Acordo Coletivo. Vale lembrar que a pauta de reivindicações dos trabalhadores foi entregue no final de março, ou seja dois meses antes da empresa se manifestar.

Além da demora em se dispor a sentar e negociar, o Serpro teve a coragem de apresentar proposta de reajustar salários e benefícios em 3,64% (30% do IPCA), o que foi imediatamente rechaçado pela representação dos trabalhadores, tendo em vista que inflação medida até a data-base foi superior a 12%. Isso é uma afronta à inteligência dos trabalhadores, que nunca tiveram reposição completa das perdas salariais desde o início deste governo e já acumulam em torno de 18% de defasagem em seus salários e benefícios.

Mesmo apresentando uma proposta econômica absurda sem qualquer menção ao ACT e ao restante da pauta de reivindicações, o Serpro queria que a  representação dos trabalhadores e trabalhadoras apresentasse uma contraproposta em mesa, o que evidentemente não aconteceu, sendo mantida pela representação dos trabalhadores a proposta aprovada pelas assembleias. Ademais, a representação deixou claro que só se posicionará quando a empresa apresentar a proposta integral, que segundo a empresa somente ocorrerá na próxima mesa de negociação, agendada para 23/6 às 14:00.

O atual Acordo Coletivo foi renovado por mais um mês, até 30 de junho e, por consequência, também ficam prorrogadas os abonos sociais (Appds).

Representação dos trabalhadores registra sua indignação com a empresa

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras se manifestou firmemente no sentido de que é inaceitável a empresa não repor as perdas salariais que corroem o poder de compra de forma violenta e solicitou que a representação do Serpro envie, com a maior brevidade possível, a sua resposta para todas as cláusulas. Sem isso não há como ter uma negociação com o mínimo de equilíbrio entre as partes.

Cabe registrar que a Dataprev já apresentou sua proposta de 7,28% (60% do IPCA), que também já foi rejeitada em mesa pela representação dos trabalhadores.

Frente às propostas mais do que rebaixadas do Serpro, a Coordenação da Campanha Salarial está convocando um comando nacional para esta quarta-feira, onde serão debatidos e deliberados os próximos passos e a organização de assembleias com a categoria.

Precisamos nos organizar para fazer frente às tentativas da empresa de, mais uma vez, se recusar a repor as perdas salariais e tentar mexer em direitos do ACT.

Só a mobilização de todos e todas poderá mudar esta realidade.

Fonte: FENADADOS