02/03/2011

O SINDPD-PR homenageia e parabeniza os 100 anos de luta da mulher

8 de março é uma data significativa na defesa dos direitos das mulheres em todo o mundo. Neste dia, afirmamos nossas lutas históricas e também comemoramos, brindamos à luta e especialmente à organização das mulheres, que cresce a cada ano, principalmente com uma mulher representando o País. Este ano de 2011 com um grande diferencial temos uma mulher representando o país, a Presidenta Dilma Rousseff e a mesma afirmou que ocupar o cargo “é como escalar um Everest todos os dias”. “É um grande desafio, que nunca acaba", disse nossa Presidenta. "Não se resolve um problema num dia, tem que resolver todos os dias". Ela reiterou que prefere ser chamada de presidenta para "enfatizar que a agora existe uma mulher no mais alto cargo do país". "É uma obrigação com as mulheres do Brasil. Eu virei presidenta porque um grupo de mulheres saiu de casa e ajudou a construir isso",

O Dia Internacional da Mulher é quase sempre lembrado pela televisão. O noticiário fala das lutas das mulheres em todo o mundo e destaca algumas das suas reivindicações.
A luta das mulheres, é absolutamente generosa, porque enxerga todas as demais lutas dos trabalhadores e trabalhadoras.
Neste dia no ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução do horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
A luta das mulheres é, sem dúvida, acolhida, como as mulheres são acolhida no ventre materno, como as mulheres são acolhida no colo em que embalam a humanidade. A luta das mulheres é acolhida sempre aos que sofrem, e que nossa Presidenta represente bem as mulheres fazendo o melhor pelo nosso Páis.