22/05/2012

Suspensas Demissões na Dataprev

Na tarde de ontem (16), o Ministro da Previdência e Assistência Social, Garibaldi Alves, afirmou que as demissões previstas para ocorrer na Dataprev estão suspensas. A declaração de Garibaldi Alves evidencia que o presidente da empresa pública de TI estava desautorizado a promover o processo de demissões e demonstra claramente que não é uma orientação governamental, mas sim institucional.

A representação dos trabalhadores entende como positiva a suspensão das demissões e reconhece que este posicionamento só se deu em decorrência das várias ações realizadas:

1.  Ofícios encaminhados representantes do poder Executivo e Legislativo;

2. Ação no Ministério Público do Trabalho (em andamento);

3.  Atos e Mobilizações realizados;

4. Coleta de assinaturas em abaixo-assinado.

Comando

O Comando Nacional de Campanha Salarial dos (as) Trabalhadores (as) da Dataprev e do Serpro, que também ocorreu ontem, fez os seguintes encaminhamentos referentes às demissões até o momento realizadas pela Dataprev:

1. Os sindicatos estaduais não devem realizar as homologações;

2.  Os jurídicos dos sindicatos estaduais devem viabilizar as ações jurídicas em defesa destes trabalhadores demitidos;

3. Realização de Ato Nacional no estado do Rio de Janeiro e São Paulo em defesa das readmissões;

4.  Continuidade de conversas com os parlamentares;

5. Acompanhamento dos procedimentos junto ao Ministério Público do Trabalho – MPT.

É necessário que o poder público reconheçam os prejuízos que as demissões causam aos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev, especialmente aos demitidos e suas famílias, e entendam que esses prejuízos precisam ser reparados: a imediata readmissão dos demissionários aos quadros da empresa.

Participaram da reunião com o ministro Garibaldi Alves, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção; o secretário executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas; e os representantes dos trabalhadores: Carlos Alberto, o Gandola (Fenadados); Marthius Sávio (Fenadados); Luís Carlos França (Sindados-BA); José Valmir Braz (Sindpd-CE); Célio Stemback (Sindpd-RJ); Djalma Araújo (Sindpd-DF); e Vera Guasso (Sindppd-RS).