01/08/2006

Técnicos em software livres ganham espaço no mercado...

A Conferência Nacional de Informártica Pública (CNIP) termina nesta sexta-feira (28). Realizada no auditório do SindPrev/RN, em Natal, cerca de 30 dirigentes sindicais filiados a Fenadados participam das palestras desde quinta-feira (27). O objetivo é capacitar os participantes nos temas de destaque do setor de informática pública e também analisar o papel dos profissionais da área como agentes sociais.
No início das atividades do segundo dia, o consultor Marcos Leandro, da LR Consultoria, apresentou o banco de dados desenvolvido especificamente para as necessidades administrativas de um sindicato. De acordo com o palestrante, o banco pode ser online e, além disso, emite boletos e guias sindicais.

“O sistema vai possibilitar que o sindicato tenha um histórico sobre cada filiado, facilitando, por exemplo, saber quem está em dia com a contribuição sindical. Com isso, o sindicato tem maior segurança nos dados e maior facilidade na sua rotina diária”, destacou Marcos.

Software livre

A última palestra do evento foi realizada por Djalma Valois, coordenador do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), ligado ao Instituto de Tecnologia da Informação (ITI). Valois falou sobre a missão do CDTC de promover a disseminação do software livre entre os usuários de computadores.

Djalma explica que com o apoio do governo servidores públicos do setor de TI são  capacitados na utilização de programas abertos. “Esse treinamento vai permitir criarmos uma rede de técnicos para atender a demanda que temos no Brasil por suportes em software livres”, comentou.

O CDTC tem 70 cursos na área de programação livre. Cerca de 13 mil funcionários públicos já passaram pelos bancos do Centro. Deste total, segundo Djalma, 60% é aprovado no exame final e recebe certificação.

No período da tarde, os presentes participaram de mesa redonda, que será dividida em grupos por regiões do país. Os grupos irão fazer um panorama sobre as políticas de informática pública de seus estados. As atividades se iniciarão às 14h30.

Por Fernanda Peregrino, Assessoria de Comunicação
Enviada Especial