NotíciaPasse o mouse sobre a foto para ampliar ou clique para ver um tamanho ainda maior

11/12/2012

Trabalhadores (as) da Cobra conquistam benefícios

Na manhã desta segunda-feira (10), no Rio de Janeiro, teve continuidade a 3ª Mesa de Negociação Salarial da Cobra Tecnologia. Na reunião, a Cobra Tecnologia confirmou pagamento de cesta natalina no valor de R$ 396,03 até o dia 20/12 e também de um nível para os trabalhadores/as que completaram um ano de casa a partir de novembro do ano passado.

O pagamento da cesta e de um nível só se deu porque na última sexta-feira (7), quando iniciou a 3ª mesa, a representação dos trabalhadores/as condicionou a realização da 4ª mesa à concessão dos benefícios.

Na semana passada, a Cobra Tecnologia frustrou os trabalhadores/as ao não apresentar uma proposta. A empresa havia gerado a grande expectativa, sinalizando a construção, junto ao DEST, de proposta que atendesse à Pauta de Reivindicações 2012/2013. Entretanto, a representação da Cobra iniciou a negociação comunicando que, apesar das inúmeras consultas ao órgão, não havia conseguido fechar uma proposta. Em ?seguida, pediu mais prazo, sugerindo uma nova mesa no dia 18/12.

Os representantes dos trabalhadores  (as) lamentaram o fato de a empresa não ter apresentado, mais uma vez, uma proposta para análise dos empregados (as). Ao afirmar que o prazo solicitado é muito elástico, frisaram que, antes de discutir a data de nova negociação, a Cobra deveria garantir os direitos e benefícios já negociados em ACTs anteriores e pagar cesta natalina e um nível aos trabalhadores que fazem um ano de empresa agora no final do ano.

Com a confirmação do pagamento da cesta natalina e de um nível, fica agendada para o dia 18/12 a 4ª mesa de negociação.

Participaram da mesa representantes da FENADADOS, SINDPD-CE, SINDPD PE, SINDPD-PR, SINDPD-RJ, SINDADOS-BA, OLTs-RJ, OLT-BA e OLT-PE.

Poder de Mobilização

Desde sexta-feira (7) os trabalhadores da cobra em todo o Brasil, tem demonstrado o poder de mobilização e da união da categoria. Hoje, ocorreu atos de protesto em diversos estados. Na Bahia, os trabalhadores (as)  se reuniram em assembleia para protestar. No Ceará, houve assembleia e ato na porta da empresa com os trabalhadores (as) usando camiseta da campanha salarial.

No Paraná, os trabalhadores de Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina realizaram  usaram pretoe o adesivo de Estado de Greve na 5ª feira passada como protesto. No Rio de Janeiro, além da assembléia, os trabalhadores usam adesivos dizendo que estavam em Estado de Greve e hoje durante a mesa, aguardaram o resultado no lado de fora da empresa. Em Brasília, durante assembleia os trabalhadores/as usaram adesivos que dizia "Estado de Greve".

Nos demais estados, ocorreram assembleias que mobilizaram os trabalhadores (as) da Cobra. Essas ações tiveram grande influência no resultado da continuidade da mesa hoje pela manhã. Mais uma vez  o?trabalhador (a) da Cobra mostrou que não se calará diante da falta de proposta a Pauta de Reivindicações 2012/2013.