26/09/2008

Trabalhadores da PROBANK na Aduana Brasileira querem que a CCT 2008/2009 seja cumprida...

Em Assembléia realizada hoje dia 25/09/08 com os trabalhadores da PROBANK, lotados na Receita Federal de Foz do Iguaçu na Aduana Brasileira, sendo como ponto de pauta o reajuste salarial, que ainda não foi aplicado aos salários dos trabalhadores, conforme versa a CCT 2008/2009. .

As diretoras do Sindicato esclareceram as dúvidas dos trabalhadores referente ao não cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho 2008/2009 que, segundo a empresa a tomadora de serviço (Receita Federal) não aprovou a repactuação do contrato por achar que a cláusula que estabelece o piso salarial para os Transcritores de Dados Aduaneiros, nova nomenclatura que substitui os digitadores que continuam desenvolvendo a mesma função, está muito alem do mercado de trabalho, sendo que a média salarial de um digitador no mercado de trabalho está muito acima do que estabelece a Convenção da Categoria.

Esperávamos que até a data da Assembléia teríamos um posicionamento formalizado pela empresa referente esta questão, mas infelizmente pouco antes de iniciar a Assembléia nos reunimos com o representante da empresa que, nos apresentou uma proposta muito aquém do que esperávamos, não chegando nem perto do piso regional e muito menos do que estabelece a Convenção.
Como a proposta da empresa não foi formalizada, a mesma foi discutida mas não foi colocada em votação e foi aprovado por unanimidade pelos presentes que, o Sindicato irá ingressar imediatamente com uma Ação de Cumprimento, para fazer valer o instrumento legítimo dos trabalhadores.
Após o término da Assembléia nos reunimos novamente com o representante da empresa Dr. Marco Tulio para apresentarmos a deliberação dos trabalhadores, sendo que o Dr. Marco Tulio ficou de reunir-se nesta 6ª feira (26/09) com a Receita Federal e o Sindicato para tentarmos resolver este impasse.  Caso ocorra a reunião e tenhamos uma proposta formalizada pela empresa, estaremos convocando os trabalhadores para uma Assembléia no domingo (28/09), para que possam discutir e deliberar sobre a referida questão.