01/11/2011

Trabalhadores do Rio e Ceará aprovam greve por tempo indeterminado

Nesta terça-feira (1º), o SindPD-CE e o SindPD-RJ oficializaram para o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a realização de greve por tempo indeterminado, a partir de 3 de novembro, pelos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev nos dois estados. A paralisação foi aprovada em assembleias realizadas nos dias 27 (RJ) e 31 (CE) de outubro.

Os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev do Rio de Janeiro entrarão em greve à 0 hora do dia 3 de novembro. Já no Ceará a greve começará às 9h do mesmo dia.

Rio

É importante esclarecer que a liminar (interdito proibitório) conseguida pela Dataprev na Justiça está restrita à proibição de piquete na porta da empresa no Rio de Janeiro. Não há, no documento legal, menção sobre greve propriamente dita e contingenciamento.
Qualquer documento que a empresa divulgue tratando de contingenciamento é pura especulação, uma vez que até o presente momento a Dataprev não chamou a representação dos trabalhadores e trabalhadoras para negociar acordo de contingenciamento.

Entenda

A Dataprev oferece aos trabalhadores e trabalhadoras reajuste salarial de 6,51%; ticket alimentação no valor unitário de R$ 25,08; uma cartela extra de ticket alimentação; desindexação do reembolso escolar e manutenção das demais cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho.

Os trabalhadores e trabalhadoras reivindicam:

- Reajuste salarial de 6,51% a partir de 1° de maio de 2011 sobre o salário de abril de 2011;

- Reajuste do auxílio alimentação de 6,51 % a partir de 1° maio de 2011;

- Um nível salarial por antiguidade;

- Reajuste de 6,51% do adicional de atividade;

- Quatro cartelas extra de ticket alimentação, a ser pagas de uma única vez quando da assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho;

- Manutenção integral do atual Acordo Coletivo de Trabalho;

- As diferenças salariais e do auxílio alimentação decorrentes dos reajustes acima pleiteados serão pagos na folha de pagamento do mês da assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho.