22/02/2011

Trabalhadores do SERPRO Regional Curitiba decidem ficar fora da Campanha Salarial 2011/2012

Na última sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011, o SINDPD-PR realizou assembleia com Trabalhadores (as) do SERPRO-PR, no auditório da empresa (Regional Curitiba), para tratar sobre os itens constantes no Edital de Convocação, publicado no “Jornal do Estado” do dia 14/02/2011. Os (as) trabalhadores (as) presentes na assembleia deliberaram por iniciar a votação pelo Item no 04 do Edital, que é: “Autorizar a Diretoria da FENADADOS a negociar, acordar, e frustradas as negociações, a instaurar ou defender-se em Dissídio Coletivo”. Na votação pelos trabalhadores presentes, o item em questão foi reprovado.

Cabe esclarecer que essa decisão possui consequências e pode repercutir negativamente em algumas conquistas já alcançadas pelos (as) trabalhadores (as) da empresa no Paraná. A priori, a partir de 30/04/2011 os (as) trabalhadores (as) do SERPRO no Paraná não estarão cobertos pelo pré-acordo firmado pela FENADADOS junto à empresa, ou seja, não se garante a prorrogação das cláusulas existentes.
Também esclarecemos aos (às) trabalhadores (as) da Regional SERPRO Curitiba que a FENADADOS, à qual o SINDPD-PR é filiado, é a entidade reconhecida nacionalmente pela empresa SERPRO para negociar a Campanha Salarial.
Com a deliberação, e pela primeira vez na história, a decisão deixou de estar com a categoria e passou a ficar por conta da “boa” vontade da empresa. Sem delegados na mesa nacional de negociações, as reivindicações dos (as) trabalhadores (as) do SERPRO-PR não poderão ser incorporadas às bandeiras de luta da Campanha Salarial 2011-2012.
Por tudo isso, o SINDPD-PR lamenta a não autorização das negociações via FENADADOS. Historicamente, por quase 30 anos, o Sindpd-PR, ao lado da Federação e de Sindicatos de todo o Brasil, participou das negociações coletivas e ajudou a construir, ao longo de todos esses anos, o Acordo Coletivo de Trabalho dos (as) Trabalhadores (as) do SERPRO.
Neste ano, apesar dos (as) trabalhadores (as) terem enviado mais de 20 propostas de alterações e melhorias de pauta, as mesmas não puderam entrar em votação na assembleia, pois o SINDPD-PR, como ente filiado à FENADADOS, somente negocia com o SERPRO através da mesma. Diante da votação realizada, a diretoria encerrou a assembleia e se propõe a dirimir quaisquer dúvidas dos seus representados.