28/06/2021

Unisys Brasil recua na proposta apresentada a FENADADOS.

A Unisys Brasil apresentou para a representação dos trabalhadores, proposta econômica para o termo aditivo ao ACT 2020/2022 , referente ao período 2021/2022 com as seguintes condições:
– aumento pelo IPCA de 6,76% em todas as cláusulas econômicas para trabalhadores com salários até R$ 19.300,71 e de 1% para trabalhadores com salários acima de R$ 19.300,71
– abono de R$ 600,00 no VA/VR dividido em duas parcelas: a primeira paga até 30 de Junho de 2021 e a segunda até 15 de Dezembro de 2021.

A representação dos trabalhadores, diante da proposta apresentada pela empresa, submeteu à apreciação dos trabalhadores em assembleias, que a aprovaram por maioria.

A Fenadados comunicou à Unisys Brasil no dia 09/06/2021 o resultado das assembléias pela aprovação da proposta e no dia 18/06/2021 foi surpreendida com a apresentação de uma nova proposta pela empresa, o que no nosso entendimento fere a boa-fé negocial.

A representação dos trabalhadores informou em mesa, realizada na última sexta-feira, dia 18/06/2021, que não aceitará retrocessos na proposta.

Não mediremos esforços para fazer valer a proposta aprovada pelos trabalhadores, mesmo que para isso tenhamos que ir ao Tribunal Superior do Trabalho-TST.

Por fim, ressaltamos que sempre privilegiaremos a negociação autocompositiva. Contudo, nesse momento entendemos que princípios basilares da negociação coletiva foram feridos, pois no momento em que a empresa apresenta nova proposta rebaixada, ela fere a boa-fé negocial. COORDENAÇÃO NACIONAL DE CAMPANHA SALARIAL DOS TRABALHADORES(AS) DA UNISYS BRASIL 2021/2022 – FENADADOS E SINDICATOS FILIADOS