Notícia

28/01/2008

Encontro das Particulares definirá estratégias e agenda de atuação em 2008

Trabalhadores do setor de informática participarão nos dias 18 e 19 de março, em Brasília, do Encontro Nacional dos Trabalhadores em Empresas Particulares e Prestadoras 2008/2009.

Trabalhadores do setor de informática participarão nos dias 18 e 19 de março, em Brasília, do Encontro Nacional dos Trabalhadores em Empresas Particulares e Prestadoras 2008/2009.

Apesar da importância do evento e do peso deliberativo, a reunião não tem a finalidade de aprovar uma pauta de reivindicação nacional, como é o caso das plenárias das estatais. No encontro, a categoria vai discutir a situação dos empregados e empregadas do setor privado de tecnologia da informação (TI) e definir ações em defesa dos interesses desta parcela da base de TI.
O diretor da Fenadados, Ademir Diniz, explica a diferença entre o encontro e as plenárias nacionais. “Não é possível construir uma pauta ou acordo coletivo em nível nacional para os trabalhadores das particulares e prestadoras de serviço, devido às diferenças entre os Estados”. O dirigente faz parte da Coordenação de Campanha Salarial das Particulares da Fenadados. Além dele, coordenam os assuntos ligados às empresas privadas os diretores Joselito Silva e Luiz Carlos França.
Segundo Joselito, a programação do encontro está em fase de elaboração. A idéia é fazer com que com os delegados e delegadas presentes no evento saiam preparados para negociar com os patrões em seus Estados. “A assessoria jurídica da Fenadados e representantes do Dieese e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) ministrarão painéis. Essas palestras abordarão a conjuntura política e econômica do País, o que ajudará os líderes sindicais a negociar com maior propriedade”, conta Silva.

Também está prevista na programação uma discussão sobre a situação dos trabalhadores de TI em cada Estado. Os sindicatos estão elaborando diagnóstico sobre a sua base a fim de identificar o perfil dos representados, a formação e o posicionamento no mercado de trabalho. Este levantamento também subsidiará a formatação de cursos de qualificação para terceirizados da Caixa Econômica Federal, que serão estabelecidos por meio de convênio entre a Fenadados e o Ministério do Trabalho e Emprego. “Estamos preocupados com a situação dos trabalhadores de informática no Brasil. Por isso, estamos aplicando este questionário, para traçar o perfil da nossa categoria e, a partir do resultado, ter condições de construir planos que tragam melhorias para a base”, avalia França.
Ele lembra que o prazo para os sindicatos reenviarem os questionários respondidos é 31/1/2008. “Contamos com a colaboração de todos os sindicatos filiados e de todos os trabalhadores no preenchimento do questionário e envio das respostas no prazo certo. Isto será fundamental para que a nossa categoria se fortaleça e o Brasil se torne mais competitivo neste segmento econômico”, completa França.

Febre-Amarela – A Fenadados recomenda aos delegados e delegadas que se vacinem contra a febre-amarela para vir a Brasília e participar das plenárias nacionais e do Encontro das Particulares. Os eventos serão realizados na sede de um hotel fazenda, que está localizado perto de parques ecológicos, portanto, áreas de risco de transmissão da febre-amarela.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é a única forma de evitar a febre-amarela. A vacina deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano.

Ver arquivo de notícias

Responder

Controle
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite as letras e números exibidos acima.
  • Sindicato dos Trabalhadores em Informática & Tecnologia da Informação do Paraná
  • Rua Deputado Mário de Barros, 924 | Juvevê | CEP 80530 280 | Curitiba | Paraná
  • Horário de Atendimento | Segunda à Sexta | 09:00 às 12:00 | 14:00 às 18:00
  • Fone: 41 3254 8330 | Fax: 41 3254 8308 | Mapa do Endereço

1024x768 | Mozilla | IE7 | MSWI :: Soluções Web Inteligentes