14/07/2024

Celepar deverá ser a próxima empresa pública do Paraná à venda”, denuncia deputado Arilson

Com a privatização da empresa, os dados públicos dos paranaenses podem ser transferidos para a administração privada.

Todos os dados de empresas públicas do Paraná, assim como de todos os servidores e de todos os paranaenses, correm o risco de ser transferidos para a administração privada. O alerta foi feito durante sessão plenária da Assembleia Legislativa  do Paraná (Alep), na tarde desta terça-feira (09), pelo deputado estadual Arilson Chiorato (PT).

“Recebi com preocupação parte do que seria um projeto de lei, que estaria em construção na Casa Civil. O documento coloca à venda a primeira empresa pública de tecnologia da informação do país, a nossa Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná)”, denunciou o deputado.

De acordo com o parlamentar, o esboço coloca de forma clara a desestatização da Celepar ao autorizar a criação de um Conselho Estadual de Governança Digital e Segurança da Informação, denominado pela sigla CGDSI. “No artigo 1º, o documento autoriza o Poder Executivo a alienar ou transferir, total ou parcialmente, a sociedade e seus ativos a participação societária, direta ou indireta, inclusive controle acionário, fundir, cindir, incorporar, dissolver ou desativar totalmente seus empreendimentos”, relatou.

“É alarmante as informações contidas neste esboço. O privatizador Ratinho Jr. colocará à venda todos os dados das instituições públicas, dos servidores e da população. Entregará para a iniciativa privada um dos ativos mais valiosos da atualidade, a informação. Estamos falando de informações de saúde de pacientes, de segurança pública, de educação e consumo”, exclamou o vice-líder da Bancada de Oposição.

O texto foi publicado originalmente no Revérbero, um site de conteúdo jornalístico diversificado, desenvolvido por jornalistas e colaboradores. O Revérbero é parceiro do Brasil de Fato Paraná para publicações e republicações.

Edição: Mayala Fernandes