28/01/2008

Encontro das Particulares definirá estratégias e agenda de atuação em 2008

Trabalhadores do setor de informática participarão nos dias 18 e 19 de março, em Brasília, do Encontro Nacional dos Trabalhadores em Empresas Particulares e Prestadoras 2008/2009.

Apesar da importância do evento e do peso deliberativo, a reunião não tem a finalidade de aprovar uma pauta de reivindicação nacional, como é o caso das plenárias das estatais. No encontro, a categoria vai discutir a situação dos empregados e empregadas do setor privado de tecnologia da informação (TI) e definir ações em defesa dos interesses desta parcela da base de TI.
O diretor da Fenadados, Ademir Diniz, explica a diferença entre o encontro e as plenárias nacionais. “Não é possível construir uma pauta ou acordo coletivo em nível nacional para os trabalhadores das particulares e prestadoras de serviço, devido às diferenças entre os Estados”. O dirigente faz parte da Coordenação de Campanha Salarial das Particulares da Fenadados. Além dele, coordenam os assuntos ligados às empresas privadas os diretores Joselito Silva e Luiz Carlos França.
Segundo Joselito, a programação do encontro está em fase de elaboração. A idéia é fazer com que com os delegados e delegadas presentes no evento saiam preparados para negociar com os patrões em seus Estados. “A assessoria jurídica da Fenadados e representantes do Dieese e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) ministrarão painéis. Essas palestras abordarão a conjuntura política e econômica do País, o que ajudará os líderes sindicais a negociar com maior propriedade”, conta Silva.

Também está prevista na programação uma discussão sobre a situação dos trabalhadores de TI em cada Estado. Os sindicatos estão elaborando diagnóstico sobre a sua base a fim de identificar o perfil dos representados, a formação e o posicionamento no mercado de trabalho. Este levantamento também subsidiará a formatação de cursos de qualificação para terceirizados da Caixa Econômica Federal, que serão estabelecidos por meio de convênio entre a Fenadados e o Ministério do Trabalho e Emprego. “Estamos preocupados com a situação dos trabalhadores de informática no Brasil. Por isso, estamos aplicando este questionário, para traçar o perfil da nossa categoria e, a partir do resultado, ter condições de construir planos que tragam melhorias para a base”, avalia França.
Ele lembra que o prazo para os sindicatos reenviarem os questionários respondidos é 31/1/2008. “Contamos com a colaboração de todos os sindicatos filiados e de todos os trabalhadores no preenchimento do questionário e envio das respostas no prazo certo. Isto será fundamental para que a nossa categoria se fortaleça e o Brasil se torne mais competitivo neste segmento econômico”, completa França.

Febre-Amarela – A Fenadados recomenda aos delegados e delegadas que se vacinem contra a febre-amarela para vir a Brasília e participar das plenárias nacionais e do Encontro das Particulares. Os eventos serão realizados na sede de um hotel fazenda, que está localizado perto de parques ecológicos, portanto, áreas de risco de transmissão da febre-amarela.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é a única forma de evitar a febre-amarela. A vacina deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano.