03/12/2008

SINDPD-PR SUSPENDE DEMISSÕES DOS TRABALHADORES DA PROBANK NA ADUANA EM FOZ DO IGUAÇU

O SINDPD-PR comunica aos trabalhadores da PROBANK, que prestam serviço na Receita Federal na Ponte da Amizade, que na Audiência realizada dia 28/11/08 (6ª feira) as 10h00 no Ministério Publico do Trabalho, em Foz do Iguaçu com a presença do Exmo Procurador do Trabalho Dr. Enoque Ribeiro dos Santos, foi assinado um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta onde será suspenso os avisos prévios expedido aos trabalhadores.

Foi acordado que a empresa deverá informar ao Sindicato até 20 de março de 2009, eventual redução do número de postos de trabalho dos digitadores, após a Receita Federal informar o orçamento de 2009.
Outro acordo firmado é referente o piso salarial de R$ 502,00 que os trabalhadores receberão a partir de janeiro de 2009, retroativo a 1º de agosto de 2008 que será pago em duas parcelas, sendo que 50% será pago em janeiro 2009 e 50% em fevereiro de 2009.
Podemos atribuir mais esta vitória ao Sindicato, a Comissão Sindical e aos trabalhadores que participaram bravamente da greve para reverter as demissões.
Se não fosse a coragem desses trabalhadores jamais conseguiríamos reverter esse ato arbitrário, mesmo não podendo contar com aqueles que participaram da Assembléia e votaram favorável a greve, tivemos êxitos em nossos objetivos.
Além da manutenção do emprego, também conseguimos que a empresa mantivesse a proposta anterior do piso salarial para que não saíssemos totalmente no prejuízo, apesar de não ser o piso que estávamos reivindicando, mas foi o que deu para negociar neste momento, pois o objeto de discussão no Ministério Publico do Trabalho era somente as demissões, como foi dito na Audiência realizada dia 18/11/08.
Mais uma vez o Sindicato com todo o empenho de suas diretoras, não deixou como muitos esperavam, os trabalhadores na mão, não permitindo que um ato arbitrário e anti-sindical fosse concretizado.
Felizmente conseguimos reverter esta situação, no qual o mérito é exclusivamente da atuação do Sindicato e da Comissão Sindical.